NUTRICAO VEGETAL

A UEM é parceira do evento, considerado o mais importante encontro mundial sobre nutrição vegetal fundamental e aplicada

Foi prorrogadado para o dia 30 de junho o prazo para o envio de resumos de pôsteres para o 19th International Plant Nutrition Colloquium (IPNC), um evento de abrangência mundial que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) está ajudando a organizar.

Agendado para 22 a 27 de agosto deste ano, no Mabu Thermas Resort, em Foz do Iguaçu, o colóquio, pela primeira vez no Brasil, terá como tema principal "Avançando para a Eficiência Global no Uso de Nutrientes".

O evento é considerado uma excelente oportunidade para a troca e transferência de conhecimento, informações e ideias, além da criação de sinergias nas áreas de nutrição mineral de plantas, biologia molecular de plantas, genética de plantas, agronomia, horticultura, ecologia, ciências ambientais e uso e produção de fertilizantes.

Desde a primeira edição, no início da década de 1950, o IPNC cresceu e se tornou o mais importante encontro internacional sobre nutrição vegetal fundamental e aplicada. Mais de 800 participantes de todo o mundo são esperados no evento.

O tema principal foi escolhido para destacar que os nutrientes das plantas, fundamentais para a intensificação bem-sucedida da produção agrícola global, podem representar um risco ambiental se não forem bem utilizados. Essa intensificação é necessária para atender às demandas da futura sociedade de base biológica por alimentos nutritivos, rações, matérias-primas e energia.

Diversas instituições estão envolvidas na organização do colóquio, como o Instituto Agronômico (IAC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de outros. No caso da UEM, a universidade estará sendo representada pelo professor Marcelo Augusto Batista, do Departamento de Agronomia (DAG) e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA). Outras informações sobre o IPNC podem ser obtidas no site.

(Atualizado em 22 de junho, às 11h15)