Exposição na BCE reúne fotografias feitas em escolas públicas de Maringá, focando a comunidade periférica

A exposição fotográfica “Ausências: um retrato da escola pública maringaense no período da pandemia” está aberta à visitação pública no hall da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e poderá ser vista até agosto. Reúne acervo fotográfico de William Cazavechia, em um projeto cultural produzido com verba de incentivo à cultura, ganhador do Prêmio Aniceto Matti, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

O acervo fotográfico foi construído a partir da captação feita em doze escolas municipais de Maringá. A narrativa da exposição se presta a evidenciar as ausências envolvendo a Escola no período da pandemia, com o objetivo de destacar a relevância social da escola pública, de qualidade, gratuita, laica e inclusiva. 

O roteiro para a captação foi organizado em seis categorias de espaços, representados, na exposição, em forma de paineis. Em cada um dos seis paineis, estão expostas uma foto de um dos ambientes de cada escola, totalizando a curadoria de 12 fotos por painel e 72 no total.

Além de promover a reflexão crítica, também presta homenagem à comunidade escolar pelo imprescindível trabalho desenvolvido em prol da saúde, da educação e da garantia do direito à vida e ao futuro. A mostra de fotografias ainda promove a participação direta na formação da consciência social sobre a necessidade da infância e a garantia dos direitos da criança e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

A exposição é um elogio à escola pública e expõe o olhar às ausências que a sociedade sentiu refletidas sobre si mesma quando privada do espaço e do ambiente escolar no período da pandemia.

ausencias 1

 

Sobre o autor 

William Robson Cazavechia é mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, do qual também foi pesquisador e bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

Pós-graduado em Docência no Ensino Superior, nas modalidades presencial e à distância, possui bacharelado em Teologia,  Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Tem experiência em Docência nas modalidades presencial e à distância e saberes interdisciplinares. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação nos Tempos Modernos (UEM); é pesquisador pelo Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (Forma/Unesc/CNPq); e pesquisador pelo Gepheele - Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e do Ensino de Leitura e Escrita (UEM). 

Cazavechia também é autor do livro “A Educação Para Além da Sala de Aula no Pensamento do Intelectual Herbert Marshall McLuhan (1911-1980)”. Os estudos e pesquisas dele são sobre a Educação e suas relações com os diversos âmbitos da cultura. Atua como educador, produtor cultural, pesquisador e, com a fotografia, desenvolve uma atividade artístico-comunicativa de investigação reflexiva sobre a Arte como percepção da realidade.

 

Serviço

Exposição: “Ausências: um retrato da escola pública maringaense no período da pandemia”.

Horário: 8h às 18h30 de segunda à sexta-feira e das 8h às 13h30 aos sábados (durante recesso acadêmico); e das 8 às 22 h de segunda à sexta-feira e das 8h às 13h30 aos sábados (após 18 de julho, com o retorno às aulas).

Local: hall da BCE, câmpus sede da UEM.