parque do inga

Na Semana do Meio Ambiente, pesquisadores da UEM fazem relatório de identificação das medidas para drenagem hídrica

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil, participará, amanhã (7), de uma reunião técnica sobre o Manejo de Águas Pluviais do Parque do Ingá. A reunião será às 14h no Auditório Hélio Moreira, anexo ao prédio da Prefeitura Municipal (PMM). A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente.

Os professores envolvidos com o projeto de prestação de serviço intitulado “Manejo das Águas Pluviais na área do entorno e dentro do Parque do Ingá”, apresentarão um relatório da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à UEM, que foi contratada para identificar quais medidas estruturais podem ser adicionadas aos sistema de drenagem atual no entorno do Parque do Ingá para promover infiltração da água da chuva e o seu retorno hídrico no Lago do Ingá.

Relatorio Técnico UEM Sema 7 6 22

O trabalho de prestação de serviços, que tem sete atividades de estudo e pesquisas, iniciou em 20 de outubro do ano passado e deve ser concluído até o dia 20 de setembro 2022. 

De acordo com a coordenadora geral do projeto Cristhiane M. P. Okawa, que também é professora da UEM, um dos objetivos é modelar a rede de drenagem atual para identificar sobrecarga no sistema. Além disso, os pesquisadores pretendem definir quais medidas estruturais podem ser adicionadas aos sistemas de drenagem atual para promover infiltração da água da chuva, favorecendo o retorno do equilíbrio hídrico no lago do parque, usando, preferencialmente, soluções baseadas na natureza. “Pretendemos ainda coletar e analisar amostras da água da chuva para identificar a qualidade da água, modelar e calcular um canal de desvio da água da chuva para abastecimento e recarga do lago, proveniente de um dos canais de drenagem (ou de ambos) que hoje circundam o lago; capacitar técnicos da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio de treinamento nos modelos utilizados, para serem aplicados no exercício diário de suas funções”, citou.

Para o professor do Departamento de Engenharia Civil da UEM, Sandro Rogério Lautenschlager, que também é um dos coordenadores de atividades, avaliar o ciclo da água no meio urbano é fundamental para evitar danos ao meio ambiente. “Uma das nossas atividades será a simulação de rede coletora das águas pluviais e seu monitoramento na distribuição ao entorno do parque”. Amanhã (7), a equipe entregará o primeiro relatório técnico de estudos do local.

A equipe da UEM deve emitir três relatórios técnicos que englobam soluções baseadas na natureza. Durante a execução de diversas etapas, como o escoamento das águas pluviais e da drenagem no solo, por meio das redes pluviais, o grupo de estudo acredita que as primeiras avaliações já foram praticamente concluídas. “Verificamos desde como foi construída, no início da urbanização e, como ela ‘está saturada’, além de simulações e levantamento topográfico dos canais e coletamos amostragens das águas das chuvas”, comentou.  

O próximo passo da prestação de serviços será a construção de dois poços de infiltração para validar a solução modelada e, após validada, “a proposta é de que possa ser construído, no local e entorno, de 50 a 70 poços de infiltrações para melhorar a questão de drenagem e evitar alagamentos no entorno do Parque do Ingá e ainda favorecer a infiltração das águas pluviais nessa  região que está toda urbanizada”, concluiu Lautenschlager.

A execução de projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Parque do Ingá foi estabelecida de acordo com o Parecer Técnico (959/2021), da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Maringá (SEMA). 

 

Serviço

Projeto: “Manejo das Águas Pluviais na área do entorno e dentro do Parque do Ingá”.

Coordenadora geral do projeto: professora Dra. Cristhiane M. P. Okawa (UEM).

Coordenador de atividades: professor Dr. Sandro Rogerio Lautenschlager (UEM).

Coordenadora de atividades do projeto, especialmente às relacionadas com geotecnia: Dra. Juliana Azoia Luchiantchuki (UEM).

Equipe do projeto: Lucas Gabriel de Souza Bairros (UEM – graduando em Eng. Civil); Gabriel Perina Gongora (UEM – graduando em Eng. Civil); Cassiano Sampaio Descovi (UNICAMP – doutorando PPG Recursos Hídricos); Mariana Borges Albuquerque (UFPR – mestranda PPGREHA) e Marcio Takashi Uyeno (mestrando Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU- UEM).