educacao fisica artigo

Pesquisadores da UEM e de outras duas instituições estaduais assinam o artigo científico

O destaque da publicação do artigo científico sob o tema "Physical education in early childhood education in Maringá-PR: Construction and implementation of educational public policy" (Educação Física na educação infantil em Maringá: construção e implementação de uma política pública), está na edição deste mês, no Journal of Physical Education (periódico científico internacional, volume 33, número 1). Publicado, no último dia 9, o artigo traz abordagens de duas graduadas e mestres pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Silvia Bandeira Silva-Lima e Flávia Évelin Bandeira Lima-Valério, professoras da Universidade do Norte do Paraná (UENP/Jacarezinho), com a participação de outros quatro autores da instituição: os professores Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira; Claudio Kravchychyn; Ieda Parra Barbosa-Rinaldi e Walcir Ferreira-Lima. 

Como resultado da dissertação de mestrado, Silvia Bandeira Silva-Lima, descreveu nesse artigo científico, baseado em seu estudo, a análise do processo de estruturação e de implementação da Lei nº 8.392/2009, do município de Maringá, que incluiu a Educação Física como componente obrigatório no currículo da Educação Infantil. A sua dissertação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e também documental, por meio de entrevistas semiestruturadas com o pesquisador responsável e com o parlamentar autor da Lei; via questionários aplicados a 27 professores de Educação Física que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Além disso, a pesquisadora teve como incentivo para o seu trabalho, a dissertação de outra professora, Vânia de Fátima Matias de Souza, que demonstrou a importância da intervenção de ginástica no 1o. ano do Ensino Fundamental, para essa faixa etária e, constatou por meio de pesquisa um maior desenvolvimento de letramento da escrita, com a obrigatoriedade da Educação Física para crianças.  

A autora Silvia Bandeira também consultou a legislação e documentos internos da Secretaria Municipal de Educação. "Antes da legislação, o trabalho de Educação Física era feito por meio da pedagogia e, nem mesmo a lei federal, que prevê a aplicação da Educação Física, para todos os níveis de ensino, como responsabilidade dos municípios, ainda não é cumprida na maioria das cidades brasileiras", lamentou. 

Para a pesquisadora, "o processo de construção, submissão e aprovação do projeto que deu origem à Leis nº 8392/2009 e 8992/2011, exemplifica a possibilidade de quebra do 'círculo vicioso' e a atuação conjunta entre Academia e Poder Legislativo mostrou-se decisiva, além disso, a implementação da política pública diante da constatação da oferta do componente curricular de Educação Física em todos os CMEIs. A partir dessas informações concluiu-se que o processo analisado ocorreu de forma satisfatória, consolidando a política pública educacional em foco.

Segundo a pesquisa, as ações como a apresentada justificaram-se pelo intuito de efetivar necessidades fundamentais ao processo educacional. O amparo legal à oferta de um componente curricular essencial ao desenvolvimento motor e intelectual das crianças de zero a cinco anos de idade, o convencimento e a integração entre as partes – Poder Legislativo e Academia – sobre a necessidade de intervenção também estão relatados no artigo, como mudança na realidade educacional. "A formação continuada ao professores de Educação Física é uma perspectiva promissora, para o aprimoramento da prática docente, decisiva para a legitimação do componente curricular", mencionou.

O artigo do periódico internacional ainda destacou a apresentação do percurso de construção e implementação dessa política pública municipal como referência às iniciativas semelhantes até em níveis mais abrangentes de gestão pública. "A esperança é de que ações como essa possam contribuir para a consolidação da Educação Física como componente curricular na Educação Infantil em nosso país, cujos benefícios são vastamente comprovados e precisam ser garantidos a todas as crianças com idade entre zero e cinco anos", frisou.

Serviço: Periódico científico internacional

Volume: 33 (número 1)

Autores: Silvia Bandeira Silva-Lima da Universidade do Norte do Paraná (UENP/Jacarezinho); Walcir Ferreira-Lima (UEM); Flávia Évelin Bandeira Lima-Valério, da Universidade do Norte do Paraná (UENP/Jacarezinho); e os professores da UEM: Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira; Claudio Kravchychyn; Ieda Parra Barbosa-Rinaldi

Editor-chefe do periódico: Carlos Herold, professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM

Resumo disponível no Portal dos Periódicos: Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), no link