Cartaz Digital Semana de Museus

Iniciativa comemora a 20ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo governo federal

“A Expoingá representa uma excelente oportunidade para aproximar a sociedade dos museus”. Essa é a declaração da pró-reitora de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana. A professora se inspirou no grande sucesso da experiência vivenciada em 2019, quando o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI/UEM) e a Sociedade Rural de Maringá (SRM) realizaram a exposição “Passado e presente da biodiversidade”.

Em 2022, a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – Expoingá, retoma o projeto. A Sociedade Rural de Maringá (SEM) vai promover um “Encontro de Museus”. Vão participar: o Agromuseu - Museu da Agricultura e Pecuária, o Mudi, o Museu da Bacia do Paraná (MBP), também da UEM, além do Museu Histórico da Unicesumar.

Segundo a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, “esta ação gera a possibilidade dos mais de 500 mil visitantes esperados na Expoingá descobrirem ou revisitarem museus de Maringá e de descobrirem que esses espaços têm muito a nos contar e nos ensinar”.

A pró-reitora Débora Sant´Ana afirma que este é o primeiro encontro de Museus Maringaenses “e pode representar o ponto de partida para que no futuro mais instituições museais venham a participar e conquistar o grande público, se mostrando como uma opção cultural da região”.

Semana Nacional

A parceria entre os espaços museais de Maringá e a SRM é uma das ações das instituições envolvidas na 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Este ano, o tema é “O Poder dos Museus”.

“Dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. Por isso, neste mês, os museus recebem especial atenção”, explica o coordenador do Mudi, Marcílio Hubner de Miranda Neto.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Segundo os organizadores, os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, quando podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades. “Em tempos de pandemia, o Poder dos Museus foi reafirmado. Não foram poucos aqueles que atuaram de modo decisivo a favor da saúde, da cura; não foram poucos aqueles que exercitaram o poder terapêutico, o poder de produzir arte, cultura, alegria, amor e mais vida”, aponta a página da internet sobre a Semana Nacional.

Semana nas IEES

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Centro-Oeste (Unicentro) estão com uma programação especial para a 20ª Semana Nacional de Museus (SNM 2022), marcada para o período de 16 a 22 de maio. São mais de 20 eventos gratuitos em cinco espaços museais das instituições de ensino, em quatro cidades do interior do Paraná, voltados a pessoas de diferentes idades.

A iniciativa conta com o apoio da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup), instituída no ano passado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Renê Wagner Ramos, destaca o papel educativo dos museus universitários na comunidade acadêmica e na sociedade. “Os museus universitários contribuem com o processo de disseminação da ciência e tecnologia, contemplando pesquisas científicas fundamentadas nos acervos. Com responsabilidade social e cultural, esses ambientes são vitrines das atividades científicas e da difusão do conhecimento, atraindo vários públicos”, afirmou Ramos, que divulgou, nesta quarta-feira (11), a programação da Semana de Museus no Paraná.

Entre vários eventos, haverá exposições, oficinas, cursos e ações educativas nas áreas de ciências, artes e história, além de apresentações musicais e atividades para crianças e escolas. O intuito é que a programação dialogue com as ações de educação, pesquisa, inovação tecnológica, sem perde de vista a preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural, presente nas universidades estaduais do Paraná.

Programação da UEM

Ação itinerante da UEM com o acervo do Museu da Bacia do Paraná (MBP) pode ser visitada na 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, no início deste mês.

Porém, a oportunidade de ver a exposição “Épocas de Maringá” continua. O Parque vai sediar o Encontro de Museus da Expoingá, que ocorre de 20 a 24 de maio, das 14 às 23 horas, e dias 25 e 26, das 11 às 23 horas.

Conheça a programação de outras IEES, neste link.

Texto com informações da Seti.