ru 4

Estudantes e servidores que ganham até 3 salários mínimos pagam R$ 5; quem recebe auxílio alimentação está isento da taxa

A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) anuncia a reabertura do Restaurante Universitário (RU) nesta quarta-feira, dia 11 de maio. Uma portaria do Gabinete da Reitoria, publicada nesta terça-feira (10), estabelece que estudantes com matrícula regular na UEM e servidores que recebem até 3 salários mínimos irão pagar R$ 5. Servidores que recebem acima desse valor pagam R$ 10.

Importante dizer que os acadêmicos com direito ao auxílio alimentação terão isenção total no pagamento da taxa. No câmpus sede, hoje, são 179 alunos nesta condição. São estudantes que mesmo durante o fechamento do RU tiveram direito ao serviço de marmitex.

Reconhecimento da UEM - A data de reabertura é emblemática e marca os 46 anos de reconhecimento da UEM pelo, então, Ministério da Educação e Cultura. E se o reconhecimento foi importante porque atestou que a instituição satisfazia as exigências dos órgãos federais para existir e funcionar, em outra medida a volta do RU é igualmente relevante porque dá continuidade a uma política de permanência para estudantes e de apoio para servidores. Questões vitais em uma universidade pública e de qualidade

O reitor Julio César Damasceno afirma que reabertura do RU era um anseio da comunidade universitária e destaca que a medida demandou grande empenho. Ele lembra que o serviço teve que ser paralisado assim que a pandemia começou, em março de 2020. No retorno das aulas presenciais, em janeiro deste ano, o corte orçamentário da universidade e a falta de reposição de pessoal que, no caso do RU também foi afetada pela extinção de cargos sem a correspondente liberação de recursos para contratação externa, impossibilitou o retorno imediato.

“Para a gestão é uma alegria anunciar o retorno do Restaurante Universitário nesta data que é tão significativa para a UEM”, disse o reitor.

Caroline Mara Genovez da Rocha, que hoje responde pela coordenação do RU, acrescenta que a Lei Geral das Universidades (LGU), sancionada em 20 de dezembro de 2021, impede a compra por registro de preços, o que demandou mais tempo para a compra dos insumos.

Ela explica ainda que, por enquanto, será fornecido somente o almoço, em razão do número reduzido de servidores. “A expectativa é servir entre 800 e mil almoços”, afirma Rocha. Havendo novas contratações, será possível o servir as duas refeições diariamente.

Telma Marinho, diretora de Assuntos Comunitários, lembra que os alunos beneficiados com auxílio alimentação continuarão recebendo marmitex no jantar, caso tenham optado por essa modalidade.

O pagamento das refeições poderá ser efetuado com ticket próprio e os cupons adquiridos com valores antigos devem ser trocados no guichê do RU, com acerto da diferença.

Damasceno destaca que a portaria publicada pelo GRE, que define valores cobrados para as refeições, é provisória e tem validade de 120 dias ou até publicação de Resolução que normatize a matéria pelo Conselho de Administração (CAD). Cabe ao órgão a definição final das taxas, considerando os custos necessários e orientações das equipes de Inspeção do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR).