Conhecido pela sigla PDI, plano é documento público e maior instrumento de planejamento da universidade
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2022 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), maior instrumento de planejamento global da universidade e documento público de referência para comissões externas de avaliação, já começou a ser elaborado. Como novidade, a Comissão Central do PDI divulga que cada setor pode vincular seus objetivos, metas e ações a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O PDI, importante ferramenta para uma gestão de qualidade, é um requisito legal instituído pelo governo federal. Identifica a universidade em relação a sua filosofia, a sua missão e a cinco grandes áreas de planejamento da UEM (Ensino de Graduação e Ensino Básico; Ensino de Pós-Graduação; Pesquisa; Extensão e Cultura; Gestão). A fase 1, entre 2 e 29 de maio, corresponde à realização do PDI pela Reitoria, pelas pró-reitorias e por órgãos suplementares. Para nortear os planejamentos dos setores, é importante que os responsáveis leiam as Diretrizes da Administração Central.
A realização do PDI 2022 corresponde a três macroatividades: avaliação de 2021 (ações não concretizadas devem ser justificadas e podem ser reprogramadas, reformuladas ou canceladas), ajuste de 2022 (novas ações podem ser inseridas) e planejamento para 2023 a 2026. De acordo com Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM, a taxa de sucesso, ou seja, o índice geral de cumprimento quantitativo e qualitativo dos objetivos propostos nos PDIs, vem aumentando anualmente, sendo superior a 50%.
Nova funcionalidade do PDI para vinculação dos ODS ao planejamento institucional
Uma resolução de 2018 do Conselho Universitário (COU) da UEM aprovou a metodologia atual do PDI. E o mais recente PDI aprovado pelo COU é o de 2018-2022. Para ler este minucioso documento, com 197 páginas, clique aqui. “É muito importante a realização de um planejamento estratégico para conhecermos o que é a UEM, objetivando melhorias e fomentos necessários para existência da universidade”, destaca Ana Paula Vidotti, presidente da Comissão Central do PDI. O PDI sempre contempla um ciclo de cinco anos.
Só é possível que o PDI seja construído graças ao trabalho coletivo e integrado entre todas as áreas da universidade. E com a materialização dele em um documento, compreende-se a situação atual da UEM e o que ela almeja para o seu futuro próximo. Assim, tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade civil e instituições externas obtêm um panorama completo sobre a universidade e os caminhos para seu desenvolvimento constante.
Ouça a entrevista de Ana Paula Vidotti e Bruno Montanari Razza à rádio UEM FM:
Eixos temáticos do PDI
Orientam transversalmente o planejamento institucional. São dez: 1) Agilização dos Serviços Internos; 2) Consolidação da Extensão e Cultura; 3) Consolidação da Graduação; 4) Consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu; 5) Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa; 6) Interação com a Sociedade Civil e o Mercado; 7) Internacionalização do Ensino e da Pesquisa; 8) Racionalização da Gestão e da Estrutura Organizacional; 9) Recomposição dos Quadros Docente e de Agentes Universitários; 10) Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
Cronograma do PDI
Fase 0 – Cadastramento dos membros das comissões locais e setoriais: de 18 de abril a 1º de maio;
Fase 1 (atual) – Preenchimento por Reitoria e pró-reitorias: de 2 a 29 de maio;
Fase 2 – Preenchimento por centros de ensino e câmpus regionais: de 30 de maio a 26 de junho;
Fase 3 – Preenchimento pelos departamentos (etapa final de planejamento): de 27 de junho a 24 de julho;
Fase 4 – Audiências públicas separadas por setores (etapa de consolidação) de 25 de julho a 21 de agosto.
Em caso de dúvidas, os servidores públicos da UEM podem escrever para sec-pdi@uem.br ou acessar a página especial do PDI. Nesta sessão específica há vídeos tutoriais e materiais de apoio para instruir a realização do planejamento e o uso do sistema do PDI.