james baltz ervJLTyYTDw unsplash

Debates são realizados no 1º dia da 48ª edição da Expoingá, amanhã (5), às 19h; inscreva-se gratuitamente

Amanhã (5), a partir das 19h, durante a abertura da 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), serão realizadas três palestras e uma mesa debatedora sobre o "Conflito Rússia x Ucrânia: reflexos no agronegócio brasileiro”. As vagas para o evento interinstitucional são limitadas e haverá certificado para aproveitamento de atividade acadêmica complementar. Para inscrever-se gratuitamente, clique aqui.

O evento acontecerá no Auditório da Sociedade Rural de Maringá, no Parque Internacional de Exposições de Maringá, e é promovido pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) e pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os palestrantes serão Paulo Henrique Martarello, gerente comercial da unidade de Maringá da cooperativa agroindustrial Cocamar, o professor Julyerme Matheus Tonin, do Departamento de Economia (DCO), e o professor Silas Maciel de Oliveira, do Departamento de Agronomia (DAG) da UEM. A moderação fica a cargo do professor Gilberto Joaquim Fraga, diretor-adjunto do CSA, e Marcio Luiz Bonesi, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Paraná (Aprosoja-PR).

Um dos principais impactos esperados em decorrência do conflito é a escassez de insumos agrícolas, pois a Rússia é o sexto maior fornecedor destes produtos para o Brasil, e a dificuldade em adquiri-los pode prejudicar as próximas safras, além da já existente disparada de preços em todos os setores.

WhatsApp Image 2022 05 04 at 11.05.31

 

Reportagem atualizada em 04/05/2022 às 11h09.