ARTES VISUAIS

Inscrições para a participação no evento, apenas como ouvinte, estão abertas e se encerram em 22 de abril

“Arte e(em) Pesquisa” será o tema do 9º Seminário de Projetos em Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a ser realizado de 25 a 29 de abril, juntamente com a 8ª Semana de TCC em Artes Visuais.

As inscrições gratuitas para ouvintes estão abertas até 22 de abril. Basta acessar o link. É um evento de extensão voltado para as comunidades interna e externa da universidade, com o objetivo de estimular, entre os estudantes, o interesse pela pesquisa científica desde a graduação.

A mesa de abertura será de forma remota, enquanto que as sessões de comunicação ocorrerão de maneira presencial, sempre pela manhã, de 26 a 29 de abril, no auditório 29 de Abril, Bloco I-12, na UEM.

As apresentações de trabalhos são restritas aos alunos do 2º ano regularmente matriculados na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais III.

A organização do evento é do curso junto com o Grupo de Pesquisa em Discursividades, Cultura, Mídia e Arte (GPdiscmídia), e o Departamento de Fundamentos da Educação (DFE).

Programação

A programação completa será divulgada em breve. Por enquanto, estão definidas, ainda, que a mesa de abertura será realizada a partir das 13h30 do dia 25 de abril, com transmissão pelo YouTube (link será informado em breve).

Esta mesa contará com três apresentações: Para uma formação transdisciplinar, com o professor Cláudio Brandão, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Para o jogo ser mais divertido: experiências com games no ensino de Artes do Instituto de Artes e Design (IAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a professora Letícia Perani Soares (UFJF); e Escrita, imagem e memória: análise de autobiografias de prostitutas brasileiras, com a pesquisadora em linguística, Karine de Medeiros Ribeiro, dos Grupso de Pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante) e Mulheres em Discurso (MulherDIS), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A mediação será feita pelo professor Jacob dos Santos Biziak, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Ainda na abertura, ocorrerá a exibição de um vídeo com a performance Metalinguagem da Arte, da artista visual Nathalia Kretschmer.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas com o professor Thiago Henrique Ramari, do DFE, pelo e-mail thramari2@uem.br.