Livros Biblioteca por graduacao 2

Edital está aberto para processo seletivo e inscrições serão realizadas de 11 a 19 de abril apenas pela internet 

O Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com Edital (010/2022) aberto para o processo seletivo destinado aos cursos de mestrado e doutorado em História. Entre as vagas gerais, 22 para mestrado e 24 ao doutorado, existem oportunidades para cotistas negros, indígenas, população trans e pessoas com deficiência. As pessoas interessadas deverão fazer as inscrições de 11 a 19 de abril, exclusivamente pela internet, por meio do site do programa.

De acordo com o edital único serão oferecidas 11 vagas ao mestrado, neste primeiro semestre, para cada linha de pesquisa: História, Cultura e Narrativas e, História Política. Já ao doutorado, o PPH ofertará 13 vagas para História, Cultura e Narrativas, e 11 para História Política. 

O processo seletivo será composto de duas etapas: a primeira com o cadastramento do candidato no Sistema Geral de Inscrições (SGIPOS). É preciso preencher os campos específicos, disponíveis no link, e, na segunda fase da inscrição on-line o candidato deverá informar seus dados e anexar os documentos solicitados conforme publicação do edital e, posteriormente, será necessário pagar a taxa de R$150. O coordenador do programa, professor da UEM, Dr. João Fábio Bertonha, alerta que “a inscrição só será efetivada após o cumprimento dessas duas etapas”.

É importante ressaltar que para o Programa de Pós-Graduação em História (PPH/UEM) todos os documentos de cotistas e não cotistas devem ser enviados digitalizados e em formato PDF. 

Entre os critérios para a seleção ao doutorado, os candidatos devem enviar o currículo Lattes, entregar o projeto de pesquisa até o dia 9 de maio de 2022 e realizar a prova escrita, prevista para o dia 12 de maio. Segundo o edital, os aprovados deverão comprovar, no ato da matrícula, proficiência em língua estrangeira: para o mestrado, um dos seguintes idiomas – inglês, francês, espanhol, italiano e alemão; para o doutorado, dois dentre os idiomas já descritos.

 

Serviço

Edital: disponível neste link.

Inscrições: 11 a 19 de abril, no site do PPH.

A relação das inscrições homologadas será divulgada no dia 26 deste mês, no site do PPH.