materia oab

OAB Recomenda mais recente (2021) foi entregue em cerimônia em Brasília; bacharelado na UEM é de excelência

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a única universidade de Maringá a conquistar os sete selos de qualidade OAB Recomenda, demonstrando a qualidade da sua tradicional graduação em Direito, considerada de excelência pelas mais relevantes avaliações da área. A premiação foi entregue em cerimônia em Brasília, ontem (16), pela OAB Nacional – entidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os selos referem-se aos seguintes anos: 2001, 2004, 2007, 2013, 2016, 2019 e, agora, 2021.

“O selo de recomendação da OAB é muito importante para o curso de Direito, porque indica que a formação que o estudante da UEM recebe é de excelente nível, graças à qualidade e ao comprometimento do corpo docente, bem como em razão do ótimo nível dos nossos estudantes, muito empenhados e engajados nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, cujo conjunto de fatores propicia a obtenção de resultados excepcionais”, declara o coordenador do bacharelado em Direito da UEM, Alaércio Cardoso.

Além de obter todos os sete selos de recomendação da OAB, o curso de Direito da UEM recebeu a nota máxima (5) na mais recente edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), bem como nas anteriores. “Além de formarmos bacharéis que se tornarão advogados e advogadas bem preparados para o exercício da profissão, também constatamos a frequente aprovação dos egressos nos mais concorridos concursos jurídicos, tais como para a magistratura, Ministério Público e delegacias”, frisa Cardoso. Fora a competência profissional, o coordenador pontua a formação ética e cidadã dos estudantes. “Ao longo desses 56 anos de existência, o Direito da UEM formou muitas lideranças importantes, nos mais diversos setores da sociedade”.

Ana Cláudia Pirajá Bandeira, professora do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP) da UEM e membro do Conselho Nacional da OAB, afirma que o OAB Recomenda “demonstra a eficiência, a excelência e a elevada qualidade do ensino jurídico nacional do curso de Direito da UEM”. Segundo ela, poucas instituições de ensino superior recebem este selo, diferenciando-se das demais, o que leva a “uma maior procura pelos alunos e também colocando o curso de Direito ao lado das grandes instituições do país”. Bandeira ressalta que, para se ter uma ideia, em 2019, ano do selo anterior, dos 1.212 cursos avaliados pela OAB somente 161 foram premiados com o selo, dentre eles o da UEM.

Especializações – Além da graduação em Direito, a UEM oferta duas especializações, sendo uma em Ciências Penais e outra em Direito Civil: Perspectivas Contemporâneas.