Pedro Hallal

Além de ter coordenado estudo inédito na pandemia, ele depôs na CPI da Covid; aula será na quinta-feira (17)

O professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, que se destacou durante a pandemia por coordenar o primeiro estudo no Brasil a investigar o número de infectados pelo novo Coronavírus, ministrará, na quinta-feira (17), por via remota, a aula magna do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (PPGEF) entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professor mais jovem a dirigir uma instituição federal de ensino superior no Brasil, à época com 36 anos, Hallal falará sobre a “A ciência brasileira e o pós-pandemia”, a partir das 9h, com transmissão pela UEM TV.

Ainda como parte das atividades do evento, às 10h os professores doutores João Ricardo Nickenig Vissoci, da Duke University, nos Estados Unidos, e Dennis Armando Bertolin, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS) da UEM, atuarão como debatedores. 

A partir das 10h20, terá início o debate ampliado, por meio da participação via chat. Às 10h50, Hallal retoma a palavra para as considerações finais. O encerramento está previsto para às 11h.

Hallal é educador físico, além de epidemiologista. Foi reitor da UFPel de 2017 a 2020, onde dá aulas desde 2005. É o editor-chefe da revista científica Journal of Physical Activity and Health.

Possui um livro publicado pela Editora Atheneu, com o título “Epidemiologia da Atividade Física”. É um especialista reconhecido mundialmente no segmento de controle de epidemias, tendo sido um dos fundadores e presidente, de 2012 a 2013, da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. A entidade congrega estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas de formação com interesse no campo da atividade física e saúde, com abrangência em todo o território nacional.

 

Na CPI da Covid

Arte Pedro Hallal

 

Em 2021, ele coordenou o estudo Epicovid19, apoiado pelo Instituto Serrapilheira, uma instituição privada sem fins lucrativos criada para fomentar pesquisas de excelência com foco em produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica. Foi o primeiro do gênero, no Brasil, que visou estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19, avaliando a velocidade de expansão da infecção e fornecendo indicadores precisos para cálculos da letalidade.

Também no ano passado, Hallal e a diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil e representante do Movimento Alerta, Jurema Werneck, foram ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI) do Senado Federal.

O depoimento de ambos foi fundamental para a CPI, especialmente para obter informações sobre as milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas se o governo Bolsonaro tivesse investido na testagem em massa, rastreamento de contatos e na compra de vacinas.

Hallal traçou um paralelo com o panorama mundial para fazer o comparativo. As análises com diferentes países do mundo levaram em conta a população, o desenvolvimento socioeconômico e a estrutura etária. 

Outras informações sobre a aula magna podem ser conseguidas pelos telefones do PPGEF na UEM, (44) 3011-4470, na UEL, (43) 3371-5953; ou, ainda, pelos e-mails sec-pef@uem.br e cefepos@uel.br.