Iniciativa tem a finalidade de formação dos profissionais da área
Prefeitos, secretários de educação e coordenadores pedagógicos participaram, nesta segunda-feira (21), do lançamento e apresentação do programa Alfabetiza (com)Texto. O evento ocorreu em Guaíra. A iniciativa é da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM).
O Programa é mais uma das ações do Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias de Educação do Estado do Paraná, da CAE. O lançamento contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant' Ana, e da pedagogaAlessandra Wihby, além de representantes dos municipios de Entre Rios do Oeste, Itaipulândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, Mundo Novo, Guaíra, Santa Terezinha de Itaipu e Diamante do Oeste.
Segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, "a formação regional se correlaciona ao Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), que, dentre as iniciativas, visa o envolvimento das universidades para auxiliar em ações para o desenvolvimento regional".
Formação - O programa Alfabetiza (com)Texto tem a finalidade de realizar a formação de professores alfabetizadores, pedagogos escolares e integrantes das equipes que compõem as secretarias municipais de educação das diversas redes de ensino e qualificar, por meio da formação de alfabetizadores, os níveis de aprendizagem dos alunos em processo de apropriação da língua escrita.
Débora Sant' Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM
Os encontros serão desenvolvidos com o objetivo de auxiliar os participantes na organização do ensino da alfabetização. Os temas definidos para a formação são: avaliação diagnóstica; o texto como unidade de ensino no processo de apropriação da linguagem escrita; atividades de letramento; atividades de alfabetização: tentativa de leitura e tentativa de escrita; a importância da rotina da sala de aula; o planejamento de ensino como fio condutor no ensino da linguagem escrita.
A formação terá um encontro por mês, no município de Guaíra, pólo do programa. A oferta é gratuita e os certificados serão emitidos pela Universidade Estadual de Maringá. Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Instituição, "esta é mais uma oportunidade da universidade contribuir e interagir com os muncípios do entorno do Lago de Itaipu, onde já desenvolvemos inúmeras outras atividades", lembrou Débora Sant' Ana.
Texto produzido com informações da Assessoria de Comunicação do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.