HOME C² RELEASE

Conexão Ciência - C² é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Superintendência de Ciência

Está no ar, a partir desta quinta-feira, 20 de janeiro, os novos conteúdos da plataforma Conexão Ciência - C2. Essa é a concretização de um sonho de promover a divulgação científica na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A plataforma retorna com novo layout e temas que mobilizam a comunidade.

O C² é produzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Tornou-se realidade a partir de uma parceria da PEC com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A divulgação científica é um conjunto de ações que se propõe a divulgar os conhecimentos produzidos pela ciência, utilizando as mais diferentes estratégias. A ideia é que se aborde os temas de ciência, tecnologia e inovação, unindo em um só objetivo jornalistas, cientistas, educadores e outro profissionais para produzir material midiático, bem como para organizar discussões e debates nos mais diferentes espaços, como a escola, os museus, a universidade e as redes sociais.

Extensão - Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM e coordenadora-geral do C2, Débora de Mello Sant’Ana, o projeto vem dar apoio à produção de informação sobre ciência fora das assessorias de comunicação das universidades, visto que esses órgãos estão voltados em divulgar o dia a dia movimentado das Instituições, que produzem muita pesquisa e ações de extensão, além das atividades de ensino.

“O Projeto foca em responder às demandas da comunidade sobre assuntos importantes e curiosos acerca da ciência. Coisas simples, como por que não está chovendo em um determinado período e chove muito em outro? Mas, também, o que os pesquisadores realizam na universidade para produzir informações, dados que respondam a essas dúvidas. Com isso, a gente acredita que pode ajudar a ampliar a participação popular, especialmente de crianças e de jovens, no universo da ciência e tecnologia, além de ajudar no processo de formação de novos divulgadores científicos”, esclarece a pró-reitora e professora de anatomia da UEM.

A plataforma do Conexão Ciência está no ar com algumas reformulações. "Ampliamos a apresentação da home. Isso foi feito para dar mais visibilidade ao conteúdo. E estamos caprichando, também, nos nossos podcasts. Acesse lá. A equipe do aguarda você", convida a coordenadora do projeto, a jornalista Ana Paula Machado Velho.

Plataformas de comunicação:

Site C2.