2021 12 16 Odonto Banco de Dentes 6628

Com grande valor para a pesquisa e ensino na área odontológica, BDH viabiliza avanços em tratamentos

Criado em dezembro de 2009, o Banco de Dente Humano (BDH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é de suma importância para o ensino dos discentes do Departamento de Odontologia (DOD) sendo criado, inclusive, para evitar o comércio ilegal de dente humano. Na UEM, cerca de 500 dentes fazem parte do acervo do BDH e doações podem ser realizadas diretamente na clínica odontológica.

Considerado um órgão, o dente tem características específicas, por isso é insubstituível para realização de pesquisas e estudos. “Por ser um órgão, a doação de dentes ao BDH é regulamentada sendo necessário, o doador assinar um termo de doação e consentimento”, explica a coordenadora do BDH, Gabriela Cristina Santin.

Atualmente o BDH está tramitando um processo para cadastramento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para se tornar um Biobanco e expandir suas atividades e até mesmo fornecer material a outras Instituições de Ensino. 

Com este credenciamento os pesquisadores poderão utilizar dos dentes disponíveis no BDH para desenvolver pesquisas, tratamentos alternativos e curas para diversas doenças.

Pessoas interessadas em contribuir, podem realizar a doação no DOD (avenida Madacarú, número 1.550, Centro, Maringá), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Os dentes devem estar imersos em água e o doador deve apresentar documento de identidade para assinatura do termo de doação e consentimento.