Docente é membro do PCA e representante da Aesmar
O professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Ailton José Morelli foi eleito presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Maringá, o CMDCA. O docente é membro da coordenação do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), da UEM.
O CMDCA tem como proposta sugerir, discutir e acompanhar as políticas destinadas às crianças e adolescentes, que vão desde a organização de atividades do próprio Conselho, manutenção de análises da situação das crianças e adolescentes do município, até a formulação de políticas públicas em prol da infância e juventude, sempre de acordo com a Constituição Federal, de 1988, e com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.
A importância do Conselho está na busca de ações concretas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. Para isso, é necessária a interação do CMDCA com organizações públicas, privadas e demais instituições que estejam empenhadas na assistência e na promoção infanto-juvenil”, explicou a coordenadora administrativa do PCA, professora Paula Marçal Natali, que é a representante do Programa, no Conselho.
O CMDCA possui caráter deliberativo, portanto, não executa as ações propostas. As decisões tomadas, encaminhadas em forma de resoluções ao executivo, devem ser acatadas e, então, executadas pelo poder público.
Morelli é o representante da Associação dos Educadores Sociais de Maringá (AESMAR), no Conselho, que é constituído por membros de órgãos governamentais e da comunidade civil.
Texto redigido em colaboração com a estagiária da PEC, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, Isadora Hamamoto