pele da tilápia1

UEM desenvolve estudo de melhoria genética da pele do peixe proporcionando o aumento das fibras colágenas

Esta é a segunda reportagem da série e abordaremos o estudo desenvolvido a partir da pele do peixe para ser aplicado na medicina, especificamente no tratamento de queimaduras. Acesse aqui a primeira matéria do Especial Estação de Piscicultura que aborda o papel da Estação Experimental de Piscicultura e a terceira matéria que aborda o  Própolis melhora do couro do peixe.

A Estação Experimental de Piscicultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem parceria neste estudo com a Universidade Federal do Ceará, pioneira no Brasil no uso da pele do peixe como biomaterial em tratamento de queimaduras. Recentemente o pesquisador Humberto Todesco, orientado pelo professor da UEM, Carlos Antônio Lopes de Oliveira, desenvolveu a tese de doutorado com foco no melhoramento genético da pele da tilápia com o propósito de  proporcionar o aumento de fibras colágenas, desenvolvendo uma pele mais resistente e com maior qualidade.

353d8b58 7f5f 4dfb be0b e8f1caab1d62

Amostra de pele de tilápia para análise genômica

O estudo concluiu que o biomaterial melhorado geneticamente pode ser utilizado por um período maior sobre a queimadura, protegendo-a do meio externo (de bactérias e vírus), de forma a mantê-la hidratada e a propiciar a regeneração da pele humana. "Quanto menos se trocar o biomaterial (pele de tilápia), melhor, por isso é interessante o uso da pele mais espessa, sendo desnecessário um número maior de troca, o que reflete também em um custo mais baixo do tratamento, inclusive para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Humberto Todesco.

De acordo com Ricardo Pereira Ribeiro, coordenador do programa de melhoramento genético Tilápia Tilamax, a partir deste doutorado será possível a produção e distribuição de matrizes com as características necessárias aos produtores, que poderão abastecer os hospitais que tratam de queimados.

Especial Estação de Piscicultura – Para ler as outras duas reportagens, clique nos respectivos links: Reportagem 1 – O papel do local na pesquisa de excelência; Reportagem 3 – Própolis melhora do couro do peixe.