testalize me 0jE8ynV4mis unsplash

Realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UEM, evento será totalmente on-line e gratuito

Será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro o 1° Encontro de Pesquisa em Bioquímica (1st Research Meeting on Biochemistry), evento de alcance internacional que tem como principal objetivo promover debate sobre a ciência, tecnologia e inovação sobre a pesquisa nas áreas relacionadas à bioquímica.

Durante cada dia do evento, haverá uma palestra, junto de seminários ministrados pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PBQ) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentação de trabalhos e publicação de anais de resumos. Todas as apresentações serão feitas em inglês.

No dia 9 será apresentada a palestra “From nature to products: preservatives, dyes, and bioactive ingredients” (Da natureza aos produtos: conservantes, corantes e ingredientes bioativos, em tradução livre), pela pesquisadora Lillian Bouçada de Barros. Barros é graduada em Engenharia de Biotecnologia, mestre e doutora em Nutrição e Bromatologia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Salamanca. Atualmente, trabalha no Centro de Pesquisa de Montanha (Cimo), instituição multidisciplinar do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, que realiza pesquisas estratégicas sobre diversos temas ligados à gestão de recursos naturais, agricultura e produtos orgânicos.

Já no dia 10 o palestrante será Eduardo N. Chini, com o tema “Metabolic reprogramming in aging and age-related diseases” (Reprogramação metabólica no envelhecimento e doenças relacionadas à terceira idade, em tradução livre). Chini é anestesiologista e doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como anestesiologista na Mayo Clinic, nos Estados Unidos.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site do PBQ e vão até o dia 30 de novembro e a submissão de trabalhos até 28 de novembro.