abertura

Vagas são para profissionais já atuantes e estudantes da UEM

Projetos do governo do Paraná com as universidades estão com oportunidades de bolsas e residência abertas. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Fundação Araucária, em parceria com Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), estão selecionando bolsistas para participação no projeto “Implantação do mês da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e Sistematização de atividades desenvolvidas em 2021".

As vagas do Edital 028/PEC são para profissionais e estudantes. São bolsas por tempo limitado: 4 meses. O prazo de inscrições vai de 23 a 28 de novembro. Cada candidato só pode concorrer a uma modalidade de bolsa oferecida e não pode ter vínculo empregatício.

A candidatura deve ser formalizada pelo concorrente por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line. Havendo dificuldades ou problemas de acesso ao formulário escrever para dmgsana@uem.br ou sec_pec@uem.br.

Cultura - O Governo do Estado lançou, na quinta-feira (18), o processo de seleção para 32 residentes técnicos na área de Gestão Cultural. O objetivo é contribuir para a melhoria e fomento das atividades culturais para a população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais. As inscrições vão até o dia 29 de novembro.

A iniciativa é desenvolvida pela Seti, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Mestrado Profissional em Artes, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e a Universidade Virtual do Paraná.

Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900, e auxílio-transporte, pelo período de 24 meses. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2022. Os candidatos aprovados serão lotados em órgãos do Poder Executivo estadual, localizados em Curitiba e em outras sete cidades do interior, entre elas, Maringá.

A residência será ofertada para profissionais de várias áreas do conhecimento: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Artes, Assistência Social, Design Gráfico, Direito, Economia, Geografia, História, Museologia, Produção Cultural, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Física e Pedagogia. Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nas respectivas áreas de interesse no período máximo de 36 meses contados após a data de publicação do edital.

A carga horária para as atividades práticas presenciais dos bolsistas residentes nas instituições vinculadas ao Governo do Estado será de 30 horas semanais. Já a carga teórica do curso de especialização será realizada, majoritariamente, em ambiente digital.