programas

Quer ter divulgada sua live (ou programa a ser exibido na rádio UEM FM ou UEM TV)? Preencha este formulário.

Conversa com a Autora debate a (des)patologização do processo escolar

Na próxima quarta-feira (24), a partir das 17h, será realizada a última live da série “Conversas com a Autora”, iniciativa realizada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (ASC) da universidade. O programa será transmitido ao vivo pelo canal da Eduem no YouTube.

Será debatido o livro “A (des)patologização do processo de escolarização: Contribuições da psicologia histórico-cultural”. O programa será conduzido pelo jornalista da rádio UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli, e contará com a presença de uma das organizadoras do livro, professora Nilza Sanches Tessaro Leonardo.

A professora Nilza é graduada em Psicologia pela UEM (1988), com mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC-Campinas (2001 e 2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua na UEM como professora do Departamento de Psicologia (DPI) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI), além de ser diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UEM.

O livro que será tema da live foi publicado em 2021 pela Eduem e foi organizado junto às professoras Silvia Maria Cintra da Silva e Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal. O livro reúne resultados de pesquisas acerca da temática da patologização no processo escolar, a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural, a qual não procura explicar os fenômenos a partir do indivíduo, mas sim a partir dos processos históricos, culturais e sociais pelos quais este passa em toda a sua formação.