Ventos de até 100kmh provocaram o destelhamento de diversos setores de produção da FEI1

Chuva forte derruba árvores, postes e provoca destelhamentos; servidores públicos estão em trabalho intenso

O temporal do último sábado (23), com vendavais e granizo, causou diversas perdas ao Paraná e também à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os câmpus sede e regionais, a Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI) – foto acima – e o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foram afetados com quedas de galhos, árvores e postes, destelhamentos, falta de energia elétrica e água. Não houve pessoas feridas. A gestão da universidade está tomando providências e muitas já foram concluídas pelos servidores públicos.

Trabalho intenso para as equipes da Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU)! O cenário no Câmpus Universitário (sede), em Maringá, é de aproximadamente 15 árvores caídas. Além disso, um poste obstruiu a entrada de veículos no Portão 1, o principal, que fica na Avenida Colombo, sendo necessário ficar fechado. Alguns blocos estavam sem energia elétrica pela manhã e há algumas áreas isoladas com fitas zebradas para impedir o acesso de pessoas, já que há risco de mais árvores cederem. Os servidores da PCU estão trabalhando para restabelecer tudo o mais rapidamente possível.

De acordo com o relatório parcial de ocorrências elaborado pela PCU, as quedas de galhos e árvores em maiores proporções foram nas proximidades da Biblioteca Central (BCE), dos blocos 104, E-90, F-67 e C-67, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac), Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e Estação Climatológica Principal de Maringá. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chuva no sábado (23) foi de 39,8 mm em Maringá e ventos de até 100 km/h.

 

arvorebce

Biblioteca Central, em Maringá, perde uma de suas maiores árvores

 

2021 10 25 Arvores caidas na UEM 4260

Trabalho rápido e efetivo dos servidores contribui para normalização dos serviços

 

2021 10 25 Arvores caidas na UEM 4128

Árvore tombada nas proximidades do Bloco 104, no câmpus sede

 

2021 10 25 Arvores caidas na UEM 4157

Alguns espaços ficam interditados para evitar acidentes

 

Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI)

Na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), em Maringá, no distrito de Iguatemi, além dos destelhamentos da fábrica de rações, do setor de bovino de leite, ovinocultura, setor de aves de postura e de corte, suinocultura, caprinocultura e do setor de máquinas agrícolas, houve queda de cerca de 20 árvores, uma sobre a rede elétrica, o que ocasionou a falta de energia. A fazenda também continua sem água.

Denilson do Amaral, coordenador da FEI, estima, além do prejuízo na produção do leite, por conta da falta de energia necessária para a ordenha e refrigeração do produto, que haja perda de parte da ração armazenada na fábrica, porque com o destelhamento acabou molhando. Apesar dos danos, não houve perda de animais.

 

Untitled 1

Ventos de até 100 km/h provocam destelhamento de diversos setores de produção na Fazenda Experimental

 

Hospital Universitário

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) registrou queda no serviço de energia elétrica no último sábado. Com isso, a unidade ficou em funcionamento por meio do gerador de eletricidade por 11 horas, sem danos aos pacientes. Houve também infiltrações em alguns pontos, além de janelas quebradas. Uma árvore caiu no estacionamento, mas não danificou nenhuma estrutura. Ontem, ainda pela manhã, todos os danos já estavam resolvidos.

 

Cianorte

Árvores também caíram no Câmpus Regional de Cianorte (CRC) e chegou a entrar água nos blocos. Os problemas foram solucionados e o CRC está em funcionamento normal.

 

Cidade Gaúcha

Entre os dias 13 e 14 de outubro, houve queda de um poste fora do Câmpus do Arenito (CAR), em Cidade Gaúcha, às margens da rodovia PR-482, km 45, o que ocasionou rompimento de um cabo de fibra ótica, deixando o câmpus e as imediações sem Internet – o serviço foi retomado no dia 20. Neste fim de semana, houve queda de uma árvore na rede elétrica que dá acesso ao viveiro de mudas do CAR, mas sem danificar a fiação. A árvore já foi recolhida e o câmpus está em funcionamento normal.

 

cidade gaucha

Câmpus de Cidade Gaúcha chegou a ficar 1 semana sem Internet devido à queda de um poste na rodovia

 

Diamante do Norte

O temporal de sábado à noite atingiu o Câmpus Regional do Noroeste (CRN), em Diamante do Norte. Algumas árvores caíram em cima das cercas e estão sendo retiradas. O local chegou a ficar sem energia por aproximadamente dez horas e, ainda durante o fim da manhã de hoje, permanecia sem Internet.

 

diamante1

Árvore caída no Câmpus Regional do Noroeste (CRN), que ainda está sem Internet

 

diamante2

Diamante do Norte teve grande temporal no sábado, que atingiu também o CRN da UEM

 

Goioerê

O Câmpus Regional de Goioerê (CRG) teve destelhamentos na oficina e no bloco do Departamento de Engenharia Têxtil (DET). A direção do CRG está providenciando conserto.

 

goioereoficina

 

goioeredet

Fotos mostram destelhamentos em Goioerê: acima, da oficina; abaixo, do bloco da Engenharia Têxtil

 

Ivaiporã

No último fim de semana, o Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, não registrou ocorrências. Na primeira semana do mês, teve queda de uma placa de identificação do Bloco I-01, que ainda precisa ser recolocada. O CRV está em funcionamento normal.

 

Umuarama

Na primeira quinzena de outubro, a queda de um raio danificou fusíveis, o que interrompeu o fornecimento de energia elétrica no Câmpus Fazenda de Umuarama, restabelecido após conserto por serviço terceirizado e com recursos próprios do Câmpus Regional de Umuarama (CAU) e em parceria com o Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater). Houve, ainda, queima de equipamentos. No Câmpus de Tecnologia, registros de destelhamentos e infiltrações em laboratórios. Todos os problemas nas duas unidades do câmpus umuaramense já estão solucionados.

 

umu fazenda

Após manutenção, câmpus de Umuarama está com problemas solucionados