WhatsApp Image 2021 10 11 at 09.22.13

O 3° Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior será realizado nos dias 10 a 12 de novembro e 17 a 19 de novembro

Na mesma oportunidade que o Simpósio Internacional ocorrerá também o 2° Seminário de Metodologias Iven-(ativas). O tema do evento neste ano é A universidade do futuro e o futuro das universidades: transformação digital e pedagogias plurais. Para apresentação de trabalho, as inscrições encerram dia 13 de outubro.

A terceira edição do Simpósio, juntamente com o 2° Seminário, são eventos conjuntos organizados, em 2021, pela Câmara de Educação a Distância (EAD) da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais e pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Fundação Araucária.

O objetivo deste evento é discutir temas que são urgentes para as universidades dentro do contexto dos avanços tecnológicos. A professora Josimayre Novelli, diretora do Núcleo de Educação a distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participará do evento como mediadora do painel “Como ensinar no mundo pós-pandêmico” e explicou que esta é uma forma para todos os interessados refletir sobre o rumo da educação. “O tema central do Simpósio e do Seminário será uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro das nossas universidades, considerando o cenário pandêmico e pós-pandêmico. Discutir sobre o uso das TDIC [Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação] e metodologias para uma educação onlife é primordial para repensarmos um modelo de educação que atenda às nossas necessidades locais e globais”.

O evento será realizado 100% on-line por meio de painéis e palestras com pesquisadores de várias regiões do Brasil e do exterior, como Estados Unidos, Canadá, México, Portugal e Espanha. Uma das palestras será ministrada pelo professor Jon Bergmann, que é um dos criadores do conceito da sala de aula invertida, em que o aluno primeiro faz a internalização dos conceitos iniciais do conteúdo e depois, durante a aula, discute o conhecimento adquirido junto ao professor. Conheça a programação e os convidados no site.

É possível participar do evento nas modalidades de ouvinte e apresentador de trabalho, com artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiências em vários eixos temáticos, com publicação nos anais do evento. Para os interessados em participar dessa forma, as inscrições devem ser feitas até o dia 13 de outubro. Para inscrever-se como ouvinte, o prazo se encerra em 9 de novembro. Participe aqui.