capa expo manna

Atividades marcam abertura das atividades do evento em nível estadual

No primeiro dia do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o grupo Manna Team se movimentam para abrir as comemorações. Em outubro, o governo do estado vai promover uma série de atividades on-line com o objetivo de disseminar o conhecimento científico produzido no Paraná. Eventos do Manna, nesta sexta-feira (1°), vão marcar o início do Paraná Faz Ciência, iniciativa idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A ideia é mobilizar as comunidades universitária e acadêmica em torno de temas que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de aproximar os cidadãos, principalmente, os jovens, de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações.

Às 14h, será aberta, oficialmente, a Exposição Anual do Manna Team (Expo-Manna), uma série de eventos do projeto de extensão da UEM. Às 14h30, a coordenadora do Manna e professora da UEM, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, ministra a palestra “O que há de sublime, imponderável e indizível na vida de um professor: a felicidade”. Ela também é presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e coordenadora do Comitê Assessor de Microeletrônica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A transmissão será pelo YouTube.

Em seguida, ocorre a Live Manna "Vamos argumentar? O que são sistemas de argumentação? Para que servem?". O bate-papo será das 16h30 às 17h30. A mediaação é de Linnyer Aylon, com transmissão transmissão também pelo YouTube. Estarão com Aylon os professores Ayslan Trevizan Possebom, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do câmpus de Paranavaí; Helio Henrique Monte-Alto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), câmpus Jandaia do Sul; e Miriam Mariela Mercedes Morveli Espinoza, que foi pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Inteligência Artificial de Barcelona, na Espanha.

capa ebook linnyer

Às 18h, é a vez do lançamento do e-book “Manual de experimentos para jovens cientistas em ação”, do Ramo Estudantil Instituto de Elétrica e Engenharias Eletrônicas (IEEE, na sigla em inglês) -  Mulheres na Engenharia/Women in Engineering (WIE), no Canal no YouTube do Manna Team. Participam, além da professora Linnyer, coordenadora do IEEE WIE, as estudantes de engenharia da UEM:  Milena Soriano De Santo, presidente do IEEE WIE; Milena de Alencar Masquietto e Lara Conradi Carrasco, as duas são membras do IEEE WIE. Mais informações no site do projeto.

Minicurso

Por fim, a professora Linnyer anunciou que “a Expo Manna terá uma série de vídeos disponíveis durante todo o mês de outubro, no site manna.team, e outra ações muito interessantes como a realização do IEEE DAY, no dia 5 de outubro, às 19h, e o minicurso Animações Fantásticas e Onde Habitam: um curso sobre Powtoon".

Na programação do IEEE DAY, realizado pelo Ramo Estudantil do IEEE UEM, haverá uma palestra “Do IEEE ao Mercado de Trabalho”, com Natália Raposo que é Cief Sales Officer (hCSO), na Antecipa, e um Workshop de Libras, que será ministrado pelo WIE, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

No minicurso de Powtoon, a ideia é ensinar os participantes a usarem a ferramenta para criação de vídeos animados. O participante precisa de computador e conexão à internet. O curso é gratuito e será ministrado on-line, entre os dias 4 e 6 de outubro (segunda, terça e quarta),das 18h30 às 20h30. A inscrição vai até segunda-feira, dia 4, neste link.

“A atividade é aberta a todas as idades e níveis de conhecimento! A ministrante será a professora Camila Andrade de Macedo, do Manna Team UFPR - Câmpus Jandaia do Sul. São oferecidas 60 vagas”, concluiu a professora Linnyer.