Amusep UEM RX28092101

Projeto desenvolvido em parceria da UEM e Amusep visa traçar oportunidades para atrair investimentos à região

O resultado dos Raios X de Oportunidades será apresentado no dia 15 de outubro, durante reunião mensal dos prefeitos das 30 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro será realizado no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a partir das 8h30. Ambas as instituições são parceiras nesse projeto.

Na primeira versão, o projeto reúne o perfil sobre o potencial de atração de investimentos de 14 municípios da região da Amusep. São informações sobre: infraestrutura disponível; capacidade de oferta de mão de obra; cursos e treinamentos para formação e aprimoramento profissional; empresas instaladas; gestão fiscal, entre outros. “Vamos apresentar o cenário local e um panorama regional para termos base de comparação e podermos traçar planos para transformar a realidade atual”, destaca Julyerme Matheus Tonin, chefe-adjunto do Departamento de Economia (DCO) da UEM.

De acordo com Julio César Damasceno, reitor da UEM, os Raios X preenchem uma lacuna, pois os prefeitos carecem de um estudo que sirva de argumento para conquistar investimentos. Acrescenta que o levantamento será atualizado frequentemente para oferecer o perfil ideal para os municípios da região ficarem no radar dos empreendedores e dos empresários que desejam expandir as atividades. “É um bom instrumento para acelerar a atividade produtiva e ampliar o bem-estar dos moradores dos municípios da Amusep”, frisa.

O presidente da Amusep e prefeito de Ângulo-PR, Rogério Aparecido Bernardo, ressalta que, com os Raios X, os prefeitos vão ter um rico material para formular e dinamizar políticas públicas para criar ambientes favoráveis para impulsionar a atividade econômica, gerar emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida da população. “O projeto traz um amplo retrato. É uma forma de nos conhecermos melhor para podermos vender nossas oportunidades para investidores e empresários”.

Saiba mais – A definição da data de apresentação do resultado dos Raios X de Oportunidades ocorreu hoje (28), em reunião na Reitoria da UEM. Estiveram presentes, além dos já citados: a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM, Sandra Schiavi, e o assessor de Relações Institucionais do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da UEM, Elflay Miranda. Para ver um histórico do projeto, leia esta reportagem.

Reportagem produzida por Cláudio Galleti, da Assessoria de Imprensa da Amusep.