Prêmio Capes

Distinção foi dada pelo Prêmio Capes de Tese a estudos nas áreas de Ciências Biológicas I e Biodiversidade

Dois programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ambos ligados ao Centro de Ciências Biológicas (CCB), foram contemplados com menções honrosas no Prêmio Capes de Tese 2021, uma iniciativa voltada ao reconhecimento dos melhores trabalhos de conclusão de doutorado de acordo com os critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC), também recebeu a distinção o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA). O autor do estudo desenvolvido por meio do PBC, na área de Ciências Biológicas I, é Dyoni Matias de Oliveira, que teve como orientador o professor Wanderley Dantas dos Santos. Cursando pós-doutorado na Universidade de Ghent, na Bélgica, o maior centro de parede celular da Europa, Dyoni se graduou e fez mestrado também pela UEM. O título da tese defendida por ele é "Unraveling the grass cell wall structure and the compositional shifts underlying salt stress". 

De modo geral, a tese tem como tema a organização, papel fisiológico e aplicações biotecnológicas dos componentes da parede celular vegetal, com destaque para a parede celular com arquitetura tipo II, encontrada nas gramíneas. 

Para desenvolver o estudo, o autor coordenou uma equipe internacional envolvendo pesquisadores da Embrapa Agroenergia, da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Cambridge e da Universidade de York, na Inglaterra, onde Dyoni realizou parte relevante da investigação durante um estágio sanduíche.

Além do Prêmio Capes, ele foi um dos cinco finalistas do Prêmio Jovens Talentos em Ciências da Vida 2019, promovido pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e GE Heathcare.

Segundo o orientador, Dyoni sempre se mostrou interessado por bioquímica já no primeiro dia da disciplina ministrada para a turma. Além de assinalar que o orientando apresentava interesse e habilidade acima da média, Santos frisa que, ao fim da graduação, o então recém-graduado passou em primeiro lugar na prova de seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) da UEM e no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de São Paulo (USP). 

Ainda de acordo com o orientador, durante o doutorado, Dyoni “contatou pessoalmente os mais importantes pesquisadores da nossa área no país e no mundo para produzir uma tese de altíssimo nível científico”.

 

Diversidade beta

 

O autor da outra tese, pelo PEA, na área de biodiversidade, é Fernando Miranda Lansac Toha, que foi orientado por Luiz Felipe Machado Velho. Fernando, que está cursando pós-doutorado pela UEM, é graduado e mestre pela instituição. A tese de doutorado que ele defendeu tem como título "Ecological drivers of multiple facets of beta diversity using disparate biological groups and different taxonomic levels across hierarchical spatial and temporal scales" (Preditores ecológicos de múltiplas facetas da diversidade beta usando grupos biológicos díspares e diferentes níveis taxonômicos em escalas espaciais e temporais hierárquicas, em português).

Vale dizer que diversidade beta diz respeito à variação na composição de espécies entre os locais de uma área geográfica de interesse. O estudo partiu do fato de que o conhecimento sobre padrões temporais e espaciais locais e regionais da biodiversidade como base para modelos biogeográficos e planejamento de conservação foi pouco explorado para dois componentes fundamentais da diversidade beta: substituição e diferença de riqueza. 

Avaliar até que ponto a variabilidade nesses componentes da diversidade beta é coerente no espaço e no tempo para grupos biológicos distintos, com ampla variação em suas características funcionais (por exemplo, modo de dispersão) é, até agora, desconhecido. 

Além disso, a pesquisa considerou que um dos principais paradigmas da ecologia é entender se os padrões biogeográficos empíricos dos macrorganismos também se aplicam aos microrganismos. Na tese composta por três artigos, Lansac Toha chegou a resultados que sugerem que a biologia da conservação e a avaliação ambiental precisam monitorar diferentes grupos biológicos, bem como levar em consideração a escolha da resolução taxonômica (classificatória), pois cada grupo e abordagem fornecem insights exclusivos.

 

Sobre o prêmio

 

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, o Prêmio é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa desenvolvida envolvendo a parceria da Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright e da Dimensions Sciences, abrangendo todas as áreas de conhecimento com representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu, visando aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira. 

A edição 2021 premiou as melhores teses do Brasil de cada uma das 32 áreas do conhecimento avaliadas, com a entrega de menções honrosas a outras 92 teses. O Paraná recebeu seis menções honrosas, sendo as duas teses da UEM, uma da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e uma da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). 

A premiação vai desde o apoio à participação em eventos científicos nacionais e internacionais e bolsas de estudo até prêmios em dinheiro e reconhecimento aos autores, orientadores e co-orientadores, além do programa de pós-graduação no qual a tese foi defendida. É possível consultarneste link a lista com os nomes dos premiados.