02ac15b5 246f 4c39 a3b9 7525156d7447

Equipamentos já estão em uso e oferecem ambiente favorável aos recém-nascidos enquanto estiverem no hospital

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu três modernas incubadoras que serão utilizadas no atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, esta reservada para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. A maternidade do HUM realiza cerca de 100 partos todos os meses. A aquisição foi possível por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Luiz Nishimori.

A UTI Neonatal do HUM tem capacidade para atender até 10 recém-nascidos, além disso, o hospital é referência em partos prematuros, de alto risco e cirurgias pediátricas para toda macrorregião noroeste do estado. Os equipamentos permitem reproduzir a temperatura uterina, oferecendo aos bebês um ambiente propício e livre de ameaças para que aqueles com peso muito baixo ou outras deficiências possam completar seu amadurecimento.

"Essas incubadoras vão nos ajudar a oferecer um ambiente favorável para o bebê se desenvolver enquanto estiver aqui”, ressalta a coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal, Maria Cristiana. A enfermeira também destaca que os equipamentos já estão em uso e toda a equipe já está preparada e habituada para utilizá-los. “Em conversa junto com a assessoria do deputado pudemos escolher o modelo que usamos, justamente para garantir a qualidade prestada aos nossos pequenos pacientes”.

O HUM atende pacientes somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência no estado. A maternidade iniciou suas as atividades em 1994 e recebeu o título de Hospital Amigo da Criança em 2003 devido ao incentivo ao aleitamento materno e a qualidade no atendimento às mães e bebês.