redes sociais americo amorim

Evento vai contar com a participação do professor Mario Volpi e está com incrições abertas

O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual de Maringá (PCA/UEM) realiza o seminário Educação Social no Brasil e os direitos de crianças e adolescentes, no dia 13 de setembro, às 19h.

O evento foi pensando para valorizar e colocar em pauta a profissão e celebrar o Dia do Educador Social: 19 de setembro. A coordenadora do PCA, professora Paula Marçal Natali, conta que “a data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Paulo Freire, que, ao longo de seus estudos, desenvolveu teorias educacionais consideradas referências na área da educação social no Brasil”. 

O seminário será ministrado pelo filósofo e mestre em políticas sociais, o professor Mario Volpi. Ele é especialista em direitos humanos do público infanto-juvenil e possui vasta experiência como educador de rua. Foi coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e, atualmente, coordena o Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infânci (Unicef), no Brasil. A professora do PCA, Verônica Müller, será responsável pela mediação do evento.

 

SEMINARIO VOLPI PCA site

 

O evento de extensão é resultado da parceria do PCA com a Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar). A entidade é conveniada à Rede Internacional de Trabalhadores de Rua Dynamo, que reúne educadores de rua ligados a organizações de mais de 50 países de diferentes continentes, e à Rede Américas Dynamo, formada por organizações de vários países do continente americano: Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, México e Venezuela. A ação também tem o apoio do Projeto Erasmus, ligado à União Europeia.

O seminário, que será realizado on-line, por meio da plataforma Google Meet, é gratuito e direcionado a todos profissionais e estudantes da área da educação, que trabalhem de forma direta ou indireta com crianças, adolescentes e a constituição de seus direitos.

As inscrições são limitadas e devem ser solicitadas pelo e-mail: sec-pca@uem.br. A certificação da carga horária integral será de quatro horas. Outras informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp do PCA: (44) 3011-4384.

Texto produzido em colaboração com o estagiário do PCA/PEC, Rafael Assunção, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.