Edinaldo Tebaldi

Egresso da UEM abordará preparação dos graduados para economia e sociedade direcionadas pela tecnologia

O professor Edinaldo Tebaldi (foto), da Universidade Bryant nos Estados Unidos, egresso do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será o palestrante, amanhã (26), da programação que visa celebrar os 60 anos desta graduação na UEM, a primeira da instituição.

Doutor em Economia, Tebaldi, que foi economista e consultor do Banco Mundial, conselheiro no Boston Fed (EUA) e analista econômico da New England Economic Partnership (Parceria Econômica da Nova Inglaterra, nos EUA), vai fazer uma conferência virtual sobre o tema "Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Inovação", a partir das 20h.

Na palestra, ele fornecerá dados que possam preparar os graduados para uma economia e sociedade direcionadas pela tecnologia, com destaque para as tendências e implicações ao ensino superior e o currículo de economia. A conferência basicamente abordará a relação de habilidades cada vez mais requisitadas pelo mercado de trabalho em comparação com as ofertadas pela mão de obra.

O professor dará enfoque numa realidade em que há cada vez mais o aumento de demanda por conhecimento relacionado à ciência da computação e análise de dados. Também irá falar a respeito das visões para a mão de obra do futuro, que precisará ser treinada para compreender algoritmo, programação, trabalho em grupo, análise de dados e estatísticas, criatividade e pensamento crítico. Outro ponto a ser tratado na palestra é sobre como o ensino deve ser, ou seja, mais ligado aos problemas reais, à aprendizagem na prática, com espaço para a interdisciplinaridade.

Iniciada em abril deste ano, a programação sobre os 60 anos do curso de Ciências Econômicas da UEM segue até março do ano que vem. A conferência de Tebaldi, gratuita, será a terceira da programação do Jubileu de Diamante, sob a organização do Departamento de Economia (DCO).

O evento pode ser acompanhado pelo link. Outras informações sobre a celebração deste Jubileu podem ser obtidas no site ou telefone (44) 3911-4905.