2021 08 24 Visita Secretario Marcos Cordiolli Prefeitura 7729

Secretário municipal visita universidade e trata também de internacionalização, empreendedorismo e eventos

Galeria de fotos

Marcos Cordiolli, secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação da Prefeitura de Maringá fez a segunda visita oficial à Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no período de três meses. Com gestores da instituição, discutiram possibilidade de execução de políticas públicas e projetos para fortalecimento das áreas de inovação tecnológica, internacionalização, empreendedorismo e turismo de eventos.

“Estamos afinando as políticas de inovação da UEM com as da prefeitura em diversos segmentos, uma vez que já atuamos em parcerias. Foi um momento de fazermos um balanço e apontarmos perspectivas”, ressalta Cordiolli. “A UEM possui um grande ecossistema de inovação, com atuação marcante na produção de tecnologias, patentes e apoio a startups” destaca Luiz Fernando Cótica, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM. O professor reforça que esse ecossistema é um patrimônio do Paraná e, por isso, a universidade o coloca à disposição da cidade. “A intenção é construirmos um projeto de inovação robusto para Maringá e região”.

O reitor em exercício da UEM, Ricardo Dias Silva, conversou sobre as parcerias já existentes e a perspectiva de, com investimento do Executivo municipal, fomentar ainda mais o desenvolvimento de um Centro de Ciência, Pesquisa e Inovação, que pode vir a surgir a partir de estruturas já instaladas na UEM, como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e o Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), ambos no câmpus de Maringá. Conforme Dias Silva, “a ideia é ter um espaço de inovação da cidade”.

Um dos destaques de incentivo à inovação na cidade é a Incubadora Tecnológica de Maringá, criada na UEM e que faz parte do Parque Tecnológico de Maringá (Maringatech). O secretário municipal de Inovação fala que pretende apoiar o projeto. Na reunião também houve oportunidade de apresentar atividades de internacionalização e o capacete de oxigenação, criado por pesquisadores da UEM e distribuído de graça para combate à pandemia, além de discutir sobre o futuro Centro de Convenções, no Bloco M-40.

Presenças – Além de Cótica e Dias Silva, estiveram na reunião de ontem (24) com o secretario municipal, no Gabinete da Reitoria da UEM, o diretor de Pesquisa e coordenador do NIT da UEM, Ivair Aparecido dos Santos, e o assessor de inovação da universidade, Marcelo Farid Pereira.

2021 08 24 Visita Secretario Marcos Cordiolli Prefeitura 7707

Cordiolli (canto inferior direito) reúne-se com reitor em exercício (na ponta) e três gestores de pesquisa e inovação da UEM