idosa

Cursos são ofertados pelo Instituto de Línguas e pelo Departamento de Letras Modernas, gratuitos e on-line

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), o Instituto de Línguas (ILG) e o Departamento de Letras Modernas (DLM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) renovaram parceria para este semestre de 2021. Os 42 alunos que ingressaram nos cursos de Inglês e Espanhol pelo ILG e os 67 do curso de Inglês do DLM, por meio da Unati, retomaram as aulas na modalidade virtual.

Soraya Maldonado Cabrini, coordenadora pedagógica do ILG, explica que mesmo à distância, as aulas ministradas durante a pandemia foram muito importantes para reduzir os efeitos do isolamento e manter a saúde mental dos discentes. “Através da participação dos alunos, pode-se perceber que houve uma interação entre o grupo, gerando estímulo e satisfação por meio desta nova forma de aprender”, conclui Cabrini.

Cleuza Mota iniciou os cursos de inglês e espanhol neste ano, para ela não foi fácil a adaptação às aulas virtuais. “Mesmo não tendo adaptado, a gente fica em frente ao computador na expectativa para iniciar as aulas. A gente sai do quadradinho do dia a dia”, justifica a aposentada.

Para as coordenadoras da Universidade Aberta, Terezinha Oliveira (geral) e Sônia Trannin de Mello (pedagógica), essas parcerias colaboram de forma significativa para o processo de aprender e para a formação intelectual e humana dos alunos.

Reportagem atualizada em 26/08/2021 às 14h03.