SOS riachos site

Programa tem cerca de trinta minutos e será veiculado de quarta a domingo, em diferentes horários

Durante essa semana, o público da Rádio Universitária UEM FM 106,9 poderá ouvir a cartilha sonora "SOS Riachos: uma aventura pelos riachos urbanos". Trata-se de uma história que tem como missão informar e educar o jovem estudante sobre a preservação do ambiente, especialmente, dos pequenos cursos de água urbanos.

O produto original é uma cartilha digital, escrita e ilustrada pelos integrantes do projeto de extensão SOS Riachos, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), com apoio do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O livro foi elaborado durante a vigência do programa Universidade Sem Fronteiras da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (USF/Seti), no período de 2018 a 2020. É resultado de uma parceria entre profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Psicologia e Design da UEM.

Agora, a cartilha ganha versão em áudio, a partir do apoio da Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UEM) e do projeto de extensão C² - Conexão Ciência.

A coordenadora do SOS, Evanilde Benedito, conta que, na versão em áudio, “as 43 páginas ilustradas da cartilha ganharam vida, na voz do macaco Gui e da peixa Érica. Eles conversam e estimulam os ouvintes a pensarem sobre a realidade dos riachos da nossa cidade e como cada um pode ajudar a mudar essa situação”.

A Cartilha foi compilada em um arquivo de pouco menos de meia hora, pela jornalista Ana Paula Machado Velho, que produziu o roteiro e realizou a edição de áudio, além de ter dado vida à peixinha Érica.

O material vai ao ar na UEM FM 106,9 nos seguintes horários: quarta-feira, dia 11, às 7h; quinta-feira, dia 12, às 20h; sexta-feira, dia 13, às 13h; sábado, dia 14, às 13h; e domingo, dia 15, às 8h.