Eugenia

Inscrições estão abertas; atividades ocorrerão de 31 de agosto a 19 de outubro

Estão abertas, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), as inscrições on-line para o curso de extensão “Práticas de Eugenia: fundamentos e desdobramentos”. As inscrições são limitadas e devem ser feitas por meio do link. Para emissão do certificado de participação, será necessário obter 75% de presença.

A comprovação da presença exigirá o preenchimento de formulários de avaliação do evento, a serem disponibilizados em cada um dos encontros. Após se inscrever, a pessoa será incluída em uma turma da plataforma Classroom por meio da qual terá acesso a todas as informações sobre o curso, como links, lembretes e materiais.

A eugenia é a seleção dos seres humanos com base em suas características hereditárias com objetivo de melhorar as gerações futuras. O termo foi criado em 1883 pelo cientista inglês Francis Galton (1822 - 1911). A palavra deriva do grego e significa "bom em sua origem ou bem nascido". A eugenia defende que raças superiores e de melhores estirpes conseguem prevalecer de maneira mais adequada ao ambiente. Com isso, busca-se aplicar a teoria da seleção natural de Charles Darwin à espécie humana.

O curso será ministrado em seis encontros, com duração de uma hora e meia cada, às terças-feiras, com início às 13h30, no período de 31 de agosto a 19 de outubro.

O objetivo é discutir o ideário da eugenia à luz da perspectiva histórica, resgatando seus fundamentos filosóficos e refletindo sobre suas práticas, perspectivas e desdobramentos, nas políticas públicas de educação, saúde e voltadas às mulheres, dentre outras.

A promoção é do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Higiene Mental e Eugenia (Gephe) da UEM, em parceria com o Departamento de Psicologia (DPI) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) também da UEM, e o curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O curso terá a moderação das professoras Juliana Biazze Feitosa, da UFT, e Vânia Damasceno Costa, da UEM. A coordenação geral é das professoras Roselania Francisconi Borges e Carina Furlaneto Frazatto, da UEM. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site.

Sobre o Gephe

Grupo de pesquisa devidamente inscrito no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Gephe existe desde1998. Visa pesquisar o ideário da higiene mental, desdobramento do movimento higienista sanitário e da eugenia, sua presença significativa no início do século 20 no Brasil e seus desdobramentos nas instituições brasileiras, tais como Saúde, Educação, dentre outras.

Este retorno à história, com a isenção que o tempo transcorrido permite, pode promover alterações na dimensão do conhecimento. Malgrado o fato de que estes movimentos são observados como fatos de um passado distante, os encaminhamentos propostos pela intelectualidade brasileira sob a orientação deste ideário marcou, e talvez ainda marca, as regras de convivência social. Ao proporem ações de ordem social, os higienistas e eugenistas legaram lições de como encaminhamentos visceralmente delineados pelo saber das ciências naturais, sem as necessárias mediações sociais, podem resultar em procedimentos tingidos de preconceitos, nada interessantes para a sociedade humana.

Obviamente a recuperação de fenômenos de períodos históricos distintos deve ser avaliada cuidadosamente, pois podem ter conotações diferentes. Mas, o resgate do pretérito enquanto cenário de construção do conhecimento científico e suas interfaces ideológicas é, sem dúvida, um dos compromissos do pesquisador.