big data technology for business finance concept

Semana de Engenharia, Agronomia e Geociências do Crea-PR será de 9 a 13 de agosto e tem inscrições gratuitas

Estão abertas as inscrições gratuitas para a 2ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências (Sepeag Digital), realizada pelo Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). De 9 a 13 de agosto, grandes lideranças e palestrantes do Brasil e do exterior estarão reunidos on-line para participar do evento. A proposta do conselho é “promover debates e troca de informações sobre os setores e manter os profissionais atualizados com as principais tendências, políticas públicas, desafios da profissão e novas tecnologias – no Brasil e no mundo”. A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está convidada a participar.

As palestras e os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal do Crea-PR no YouTube. “Nosso propósito é levar informação atualizada e dinâmica para todos os profissionais interessados nos temas que trataremos”, explica o gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes. Dentre os palestrantes confirmados estão: a engenheira da computação da Google, Thaís Fabricio de Melo; os presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Crea-PR, respectivamente Joel Krüger e Ricardo Rocha de Oliveira; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa; a diretora da Teach the Future no Brasil; a diretora do núcleo brasileiro do Projeto Millennium, a maior rede de pesquisadores futuristas do mundo, Rosa Alegria; e o palestrante Arthur Igreja, que irá falar sobre “Profissionais do futuro e as inspirações para evoluir”; e outros convidados.

Programação

A cada dia da semana haverá um tema específico que orientará os conteúdos. Na segunda-feira (9), o assunto será “Empresariado” e um dos destaques do dia será o ex-sócio do Banco Pactual, engenheiro civil Eduardo Moreira. Na terça-feira (10), há convidados internacionais: a fundadora e CEO da mpt® (Mobilidade e Planejamento do Território), Paula Teles, e o professor Ramiro Gonçalves, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e também investigador no Inesc Tec. Ambos são portugueses e falarão sobre “Acessibilidade”.

Na quarta-feira (11), o tema do evento será “Encontro de lideranças”, com a presença confirmada do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, e do secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. A quinta-feira (12) será dedicada ao tema “Jovens Profissionais”, com cases de profissionais que atuam no exterior, como o engenheiro agrônomo Renato Zardo Filho (EUA), o engenheiro eletricista Álvaro Polati de Souza (Reino Unido) e a engenheira agrônoma Marília Cherobim Guiraud (Burkina Faso).

E no último dia (13), além de Thais Melo (Google) e Sandoval Feitosa (Aneel), a programação voltada ao tema “Profissionais” terá: a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e doutora em Agronomia, Mariângela Hungria; o secretário técnico da Comissão de Pavimentos de Concreto do Instituto do Cimento e do Concreto do Chile (ICH), Maurício Salgado; e o gerente da Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Alexsander Maschio.

crea sepeag post 1

Reportagem produzida em colaboração com a Assessoria de Imprensa da Regional Maringá do Crea-PR.