preimo 2

Projeto concorreu ao Selo de Inovação da entidade

O projeto Manna Wui ficou entre os cinco melhores do Selo de Inovação 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O resultado foi anunciado sexta-feira, dia 23. O projeto é executado pelo Manna Team, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O trabalho em destaque, “Aperfeiçoando Pessoas e Provendo Infraestrutura Iot”, foi produzido por Wuigor Bine e é fruto da dissertação de mestrado do acadêmico, que teve a orientação da professora Linnyer Ruiz Aylon, coordenadora do Manna.

Em 2019, o projeto de extensão ficou em segundo lugar com o “Manna Access - um dispositivo para deficientes visuais”. Segundo a professora Linnyer, as duas vezes que o Paraná se classificou para as finais deste prêmio de inovação estava representado pelo Manna.

“A indicação de estarmos entre os cinco melhores trabalhos do país, com foco em inovação e produzidos por mestrandos e doutorandos da área das Ciências da Computação, nos orgulha muito. Porque, das duas vezes que o Paraná foi classificado ao Selo de Inovação, o Manna estava lá. Isso é uma responsabilidade para nós e uma conquista grande para o Estado, para UEM e para os nossos alunos”, disse a professora.

Segunda premiação - Na semana passada, também, o Manna recebeu menção honrosa na categoria Melhor Artigo, do XV Women in Information Technology (WIT), também promovido pela SBC. O texto “Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de Educação 5.0 em favor do empoderamento feminino” relata algumas das ações do Manna Academy, realizadas pela UEM, Instituo Federal do Paraná (IFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além disso, Linnyer Aylon foi uma das painelistas do Fórum de Meninas Digitais, no Congresso da SBC, que teve como tema a Educação 5.0. A professora destacou a importância de ações práticas de Educação 5.0 com envolvimento de toda a sociedade. “Precisamos agir, em especial, para colocar em ação estratégias que concorram para que cidadãos e estudantes possam desenvolver soft skills, isto é, um conjunto de características que levam à inteligência social”, destacou a docente da UEM.