SOS riachos

Livro foi elaborado para informar e educar jovens estudantes por meio das aventuras de habitantes dos riachos

A cartilha "SOS Riachos: uma aventura pelos riachos urbanos" foi desenvolvida por integrantes do projeto de extensão SOS Riachos, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) com apoio do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Além de estimular a leitura, a cartilha, que conta com 43 páginas ilustradas, tem como missão informar e educar o jovem estudante por meio das aventuras de típicos habitantes de riachos e matas ciliares da América do Sul.

Os autores fazem uso de dois personagens: o peixe Érica e o macaco Gui, que exploram a rede hidrográfica de Maringá e de outros municípios do Noroeste do Paraná para demonstrar que as cidades se desenvolvem às margens e, por vezes, até sobre riachos, além de abordar os problemas enfrentados, como descarte irregular de resíduos.

O livro foi elaborado durante a vigência do programa Universidade Sem Fronteiras da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (USF/Seti) no período de 2018 a 2019, sendo resultado entre uma parceria de alunos da graduação e pós-graduação de Ciências Biológicas, Psicologia e Design da UEM.

O livro encontra-se disponível para download gratuito no site da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem).