CARATAZ FORCULT UNIOESTE

Atividade foi promovida pela Unioeste e contou com representantes de duas outras IES

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é integrante do Forcult - Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (IES). Para falar sobre as ações dessa entidade e os reflexões delas nas políticas culturais nas IES, a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) promoveu uma live, na última quinta-feira (10). A atividade contou com a participação do diretor de Cultura da UEM, o professor Rael Toffolo.

O Forcult discute, elabora ações e pensa políticas públicas visando o desenvolvimento,além do fortalecimento cultural e artístico das universidades públicas do Brasil. Para manter esse debate aceso, a Unioeste convidou três representantes de universidades para compartilhar seus Planos de Cultura.

Segundo os organizadores, a Unioeste, assim como outras universidades do Paraná,  passa pelo processo de elaboração dos seus Plano de Cultura e o objetivo do evento é compartilhar com a comunidade acadêmica estas experiências. “A ideia dos encontros é mostrar como se dá o desenvolvimento cultural universitário, quais as necessidades e prioridades de atenção de cada instituição e como isso pode dialogar com outras IES”.

UEM - O evento realizado na quinta-feira contou com a participação do professor Rael, o qual lembrou que “a UEM é uma das pioneiras da Região Sul a ter plano de cultura aprovado institucionalmente. A live serviu para que pudéssemos falar sobre nossas experiências e contribuir com as universidades que estão em processo de elaboração de seus planos”, esclareceu o responsável pela Diretoria de Cultura, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM.

Participaram, também, os professores Alexandre Molina, diretor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Vera Viana, coordenadora de Cultura e Arte, da Universidade de Santa Maria-RS.

A live ainda contou com a apresentação da cantora e aluna de graduação em Letras, da Unioeste, Manu Cristhyna.