apiesp14 05 2021

Reitores e vice-reitores de estaduais paranaenses em reunião virtual com deputado federal Aliel Machado Bark

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público do Paraná (Apiesp) realizou reunião com o deputado federal pelo Paraná Aliel Machado Bark, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Com a participação de reitores e vice-reitores das sete universidades estaduais do Paraná – incluindo o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio César Damasceno, e o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva – a reunião remota levou pautas de reivindicações das instituições até o parlamentar.

A presidente da Apiesp e reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, enaltece a atuação do deputado Machado em defesa do Ensino Superior. “Muitas notícias têm nos deixado extremamente preocupados, por exemplo os cortes de recursos para a Ciência em todas as instituições e de repasses para as universidades federais. A eleição do deputado Aliel Machado para presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia será muito importante para que tenhamos força e representação na Câmara”, diz Padoan.

Um dos pontos centrais da pauta da reunião foi o anúncio de cortes de bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica, feitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Esses programas têm sido essenciais para formação de professores, possibilitando aos estudantes da graduação um caminho exitoso entre a teoria e a prática, aproximando a universidade da escola, além de fortalecer nossas licenciaturas, criando um espaço de discussão e reflexão. Por isso, pedimos ao deputado que leve até a Capes essa reivindicação da Apiesp para que essa ação desastrosa seja evitada”, completa a reitora.

O deputado se colocou à disposição das universidades estaduais do Paraná para atender as demandas apresentadas e se comprometeu a levar para a próxima reunião da comissão o ofício encaminhado pela Apiesp. “Uma sugestão é que possamos juntos traçar um plano estratégico sobre a questão dos cortes desses recursos e programas, porque isso é uma preocupação muito séria e muito grave”, enfatiza o deputado na reunião, realizada na sexta-feira (14).

“Esse é um dos momentos mais difíceis da nossa história, pela crise de saúde e econômica. Nossas universidades produzem conhecimento, ajudam a diminuir a desigualdade através da educação. Temos que usar os instrumentos que possuímos para tentar amenizar tudo isso que está acontecendo, mudar culturalmente e buscar ajudá-los nessa luta árdua”, ressalta o deputado federal. Ele também apresentou aos reitores e vices a possibilidade de destinação de recursos para as universidades estaduais por meio de emenda, com contrapartida do governo paranaense.

Reitores e vices

Os reitores e vice-reitores das universidades estaduais parabenizaram o deputado pela presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e destacaram os desafios enfrentados por cada uma das instituições no contexto atual. Durante as falas, solicitaram ajuda para colocar como pauta junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) os repasses de emendas anteriores a 2016 – recursos travados na instância federal, o que tem inviabilizado a conclusão de projetos e construções.

Além de Damasceno, Dias Silva e Padoan, encontraram-se virtualmente com o deputado federal: Alexandre Almeida Webber, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Fabiano Gonçalves Costa, vice-reitor da Uenp; Fabio Hernandes, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Salete Machado Sirino, reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); e Sérgio Carlos de Carvalho, reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação da Uenp.