Juvencio TCC1

Nosá Juvêncio graduou-se em Educação Física pela UEM com estudo que resgata prática tradicional chamada rárá

O índio Kaingang Nosá Ferreira Juvêncio, 33, graduou-se no curso de licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), câmpus de Maringá (PR). Proveniente da aldeia Barão de Antonina, em São Jerônimo da Serra (PR), defendeu de forma remota o trabalho “Luta tradicional rárá do povo Kaingang: significado e valores culturais”.

Juvêncio, que foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), teve orientação do professor Carlos Herold Junior (Departamento de Educação Física/DEF) e coorientação da professora Isabel Cristina Rodrigues (Departamento de História/DHI e Cuia Ampliada – Comissão Universidade para os Índios). "O que me deixa feliz sobre este TCC é que ajuda muito na divulgação da nossa cultura na grade escolar e mostra a importância que temos como índios e objeto de estudo”, diz o novo educador físico, que elaborou uma cartilha sobre a luta rárá.

Juvencio TCC2

Juvêncio pretende que luta seja ensinada em escolas indígenas e não indígenas, além de ser conteúdo em universidades

“O estudo resgatou uma prática corporal que, embora constitutiva da etnia Kaingang, deve ser alvo de reflexões e ações pedagógicas sistemáticas que visem sua preservação e transmissão”, destaca o orientador do trabalho. Ainda de acordo com Herold Junior, “por se tratar de uma dimensão da cultura corporal indígena existente no país, poderá ser tematizada como conteúdo da educação básica, bem como ser ensinada em diferentes momentos na formação de futuros professores de educação física”, elogia.

Além dos orientadores, foi membro da banca a docente Rosângela Célia Faustino, chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). A banca de defesa do trabalho de conclusão de curso de Juvêncio ocorreu pela Internet em 30 de abril. “Fico feliz de ter apresentado e de ter tido a oportunidade de mostrar um pouco dessa luta, importante para mim e para a comunidade indígena que represento”, finaliza Juvêncio.

Juvencio TCC3 site

Banca de defesa do TCC pela Internet, em razão da pandemia