Live 7 de maio

Planejamento implica a reformulação dos currículos do ensino médio, influenciando alterações dos currículos para os cursos de licenciaturas

O programa Conversa PENsada desta sexta-feira (07), promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da UEM, debate o tema "Novo ensino médio no Paraná". A live tem início às 16h pelo canal da PEN, no YouTube, com transmissão simultânea pela na rádio UEM FM 106,9.

Este programa tem como objetivo levar à comunidade acadêmica informações sobre a fase de mudanças das políticas curriculares para o ensino médio que, poderão acarretar possíveis mudanças nas políticas de formação de professores no país, interferindo nas propostas de alterações dos currículos para os cursos de licenciaturas.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino da UEM, Alexandra Abdala Cousin, o Estado do Paraná elaborou uma proposta de Referencial Curricular para o novo ensino médio, a partir da aprovação da Lei n.º 13.415/2021, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O Referencial  Curricular está em fase de revisão e quando aprovado, se tornará um documento de referência obrigatória para a reformulação dos currículos do ensino médio no Sistema Estadual de Ensino”, enfatiza Cousin.

Para tratar deste tema foram convidadas as professoras Eliana Claudia Navarro Koepsel , doutora em Educação (UEM) e docente do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) da UEM e Edinéia Fátima Navarro Chilante, doutora em Educação (Unicamp) e docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do campus de Paranavaí.

A comunidade acadêmica pode participar e interagir com as convidadas por meio do chat do YouTube.