IMG 20210504 103909

O equipamento tem a capacidade de acondicionar até 80 mil doses

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) está preparado para receber e armazenar doses da vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech, pois conta com um freezer de ultrabaixa temperatura. O Paraná recebeu esta semana o primeiro lote do imunizante que precisa ser armazenado a uma temperatura de -70°C. O equipamento do HUM pode chegar a -80°C e tem capacidade de armazenar até 80 mil doses, estando à disposição da Secretaria de Saúde do Estado (SESA).

A coordenadora do laboratório de bioequivalência do HUM, Elza Kimura explica que esse tipo de refrigerador precisa ficar em uma sala climatizada em torno de 20°C, pois gera muito calor externo. “O equipamento está aqui no HUM desde 2010 e temos a segurança de utilizá-lo, pois contamos com geradores de energia para que mesmo havendo uma queda na força, o freezer se mantenha ligado e com a temperatura ideal para armazenamento das vacinas”.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Damasceno, destaca que a instituição tem atuado como protagonista no enfrente à Covid-19 desde o início da pandemia. “Mais uma vez intensificamos nosso papel no combate ao novo coronavírus, dando condições para que Maringá e região possam receber as vacinas da Pfizer e ficamos à disposição para atender toda nossa população”.

A superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, ressalta que o hospital conta ainda com freezer a -20ºC para acondicionar outros tipos de imunizantes, se necessário, além de refrigeradores próprios para o armazenamento de vacinas entre 2 a 8ºC. "O HUM está preparado também para a aplicação das doses, pois conta com equipe preparada, que há anos participa das campanhas de vacinação do município".