Cópia de Aereas UEM 1271

Questionário a ser respondido por prefeitos é ponto de partida para elaboração de “Raios-X de Oportunidades”

Os prefeitos das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) receberam, ontem (26), o formulário eletrônico para responderem o questionário que servirá de base para a elaboração do “Raios-X de Oportunidades”. A iniciativa, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), resultará em um amplo e abrangente panorama sobre as oportunidades de atração de investimentos existentes na região.

O questionário reúne cerca de 70 perguntas sobre: infraestrutura disponível; capacidade de oferta de mão de obra; cursos e treinamentos para formação e aprimoramento profissional; empresas instaladas; gestão fiscal, entre outras. “O levantamento inicial contempla a maior gama possível de informações para determinar o perfil socioeconômico do território”, destaca o professor Julyerme Matheus Tonin, coordenador do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (GDR), vinculado ao Departamento de Economia (DCO-UEM).

Projeto-piloto

Responsável por reunir os dados e reproduzir o cenário atual, Tonin explica que, antes de encaminhar o questionário aos prefeitos, foi feito um projeto-piloto, com quatro municípios. Foram avaliados: a clareza dos enunciados; a facilidade de acesso para encontrar as informações solicitadas; o tempo de resposta; entre outros. “Com o retorno desta etapa preliminar, as questões foram aperfeiçoadas ou desmembradas para melhorar o entendimento e se chegar ao nível de coleta esperado”, ressalta o professor.

A expectativa é de que os prefeitos respondam o questionário até sexta-feira (29). A partir daí, os pesquisadores do GDR vão se debruçar sobre os dados e projetar o horizonte ofertado pelos municípios da Amusep aos investidores em potencial. “Será uma ferramenta importante para os gestores públicos formularem ou dinamizarem políticas públicas para promover ciclos de prosperidade, com geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida para a população”, afirma a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da UEM, professora Sandra Schiavi, coordenadora das ações da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT) pela universidade.

A UMDT

Rogério Aparecido Bernardo, prefeito de Ângulo (PR) e presidente da Amusep, recorda que a ideia de elaborar o estudo surgiu durante uma reunião realizada em janeiro, na Reitoria da UEM. “Os prefeitos carecem de um material robusto, que sirva de argumento essencial para conquistar novos investimentos. O Raio-X vai preencher esta lacuna”, comenta o prefeito.

Entusiasta da iniciativa, o reitor da UEM, Julio César Damasceno, acrescenta que o projeto vai ao encontro do objetivo da UMDT, ao estimular a adoção de medidas que resultem na abertura e manutenção de empregos e que impulsionem a geração de riquezas e contribuam para a fixação das famílias nas cidades de origem delas. “A UMDT busca encontrar e apresentar os caminhos para acelerar a atividade produtiva e ampliar o bem-estar dos moradores nos municípios da Amusep”, frisa.

Reportagem produzida por Cláudio Galleti, da Assessoria de Imprensa da Amusep.