Aleitamento Banco de Leite UEM 3103 1

As medidas são necessárias para evitar, por exemplo, a contaminação externa do leite e do frasco

Para garantir a segurança e evitar a transmissão do novo coronavírus entre mães doadoras e funcionários, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) aumentou os cuidados com a higiene garantindo que todas as medidas sanitárias recomendadas para o enfrentamento da pandemia sejam cumpridas. 

Segundo a coordenadora do BLH, Christyna Beatriz Tavares, as precauções que já eram feitas, agora estão redobradas. “O veículo que utilizamos na coleta e distribuição é lavado semanalmente e seu interior é higienizado com álcool 70%. Orientamos o uso do álcool em gel nas mãos a cada coleta. Também é mantido o distanciamento no momento da entrega e nossa funcionária não entra mais na casa da mãe para fazer a visita domiciliar, pois todas as orientações que eram feitas presencialmente agora são por telefone”, explica.

Christyna Beatriz ressalta que as funcionárias usam todos os equipamentos de proteção individual, como máscaras, aventais e luvas. Quando retornam ao BLH todos os fracos são higienizados com água corrente e álcool 70% antes de serem levados ao freezer para congelar. Se a doadora apresentar algum sintoma, a coleta é suspensa até que o diagnóstico seja estabelecido e o leite é descartado.

Amamentação

“Mães com Covid-19 podem amamentar, contudo não podem doar leite, pois para isso precisam estar sadias, além de que há uma maior chance de contaminação externa, tanto do leite como do frasco, o que aumenta o risco para os servidores que coletam e manipulam esse material”, explica Chistyna Beatriz.

Para amamentar estas mães devem seguir todos os cuidados para evitar a transmissão para o bebê, que é respiratória e não por meio do leite. Elas devem usar máscaras e sempre antes de amamentar lavar bem as mãos e usar álcool em gel.

Mulheres interessadas em doar podem entrar em contato pelo (44) 3011-9174.