WhatsApp Image 2021 04 14 at 20.17.05

Município deverá encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de cessão de uma área de 2.558,93 m² para a instalação de laboratórios que atenderão às demandas das pesquisas

A diretoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) do Câmpus Regional de Diamante do Norte (CRN) reuniu-se, nesta terça-feira (14), com representantes da prefeitura da cidade no intuito de fortalecer parcerias para a expansão do projeto de pesquisa em Tanque Rede.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Eliel Corrêa e em discussão foi pautada a doação, por parte do município, de uma área de 2.558,93 m² para a instalação de laboratórios que atenderão às demandas das pesquisas. 

Alciony Andreia da Cunha Alexandre, diretora da CRN, explica que com essa área localizada às margens do Rio do Corvo, é possível estruturar um projeto e construir os laboratórios necessários para os estudos. “Temos uma base de piscicultura em um ambiente provisório cedido pela prefeitura como forma de empréstimo, e a reunião foi para discutir a cessão definitiva de um dos lotes que utilizamos”, esclarece.

Projeto de concessão do terreno deve ser enviado em breve à Câmera de Vereadores do município para votação.

Projeto de Pesquisa em Tanque Rede 

Com a produção anual de 520 mil toneladas, o Brasil é o 4 º maior produtor de tilápia do mundo. Ricardo Pereira Ribeiro, professor de Piscicultura do Departamento de Zootecnia, acredita que graças aos investimentos em pesquisas de melhoramento genético, como as que já são realizadas no CRN por meio do projeto de pesquisa em Tanque Rede, em 10 anos o país pode chegar à 2ª colocação, produzindo mais de um milhão de toneladas de tilápias/ano.

diamante do norte é polo de melhoramento genetico de tilápiasÉ no afluente do Rio Paranapanema que são realizadas as pesquisas de melhoramento genético de tilápias

Desde 2008 o CRN, em parceria com o Departamento de Zootecnia, desenvolve o projeto de pesquisa em Tanque Rede. Esse projeto oportuniza a pesquisa para graduação, mestrado e doutorado por meio do desenvolvimento do melhoramento genético de tilápias criadas em Tanque Rede, que são enviadas a produtores de todo o país; além do mais, o projeto proporciona o treinamento de produtores locais contribuindo para desenvolvimento regional.

“O programa de melhoramento de tilápias está na 13ª geração, atende a comunidade local das cidades de Diamante do Norte e Terra Rica, além de fornecer matrizes para produtores do Brasil inteiro”, diz Ricardo Pereira Ribeiro, professor de Piscicultura do Departamento de Zootecnia.