internacional matematica DMA PMA

Professores e pós-graduandos da UEM são contemplados pelo MATH-AmSud da Capes; projeto tem parceria com UFPE

Professores pesquisadores do Departamento de Matemática (DMA) e alunos do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão entre os participantes de um projeto recém-contemplado pelo programa internacional MATH-AmSud, no Brasil organizado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto selecionado tem parceria e coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fábio Matheus Amorin Natali, Marcelo Moreira Cavalcanti e Valeria Neves Domingos Cavalcanti são os professores pesquisadores da UEM envolvidos no MATH-AmSud por meio do projeto Control Theory and Microlocal Analysis with Applications in Partial Differential Equations (Teoria de Controle e Análise Microlocal com Aplicações em Equações Diferenciais Parciais). “O objetivo é estudar propriedades qualitativas de modelos de equações diferenciais parciais, que estão presentes em diversas áreas, como a Biologia, a Engenharia e a Mecânica dos Fluidos”, destaca Natali.

O projeto do qual a UEM faz parte é coordenado pelo professor Roberto de Almeida Capistrano Filho, do Departamento de Matemática da UFPE. Conta com 18 professores pesquisadores do Brasil, do Chile, da Colômbia e da França e com diversos estudantes de pós-graduação, sendo que seis são alunos do PMA-UEM, programa stricto sensu no qual lecionam Natali, Marcelo e Valeria, que também ministram aulas na graduação.

Segundo Natali, “o projeto é de grande importância para o DMA e para o PMA, uma vez que existirá uma grande interação de pesquisa nos próximos dois anos com pesquisadores nacionais, alunos de pós-graduação e pesquisadores de renome internacional". Para a UEM, gerará mais conhecimento, que será difundido à sociedade por meio de artigos científicos.

O MATH-AmSud – De acordo com a Capes, o MATH-AmSud é um programa de cooperação em ciência e tecnologia com duração de dois anos para “promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento da matemática”. Ao final, há previsão de que seja organizado um evento internacional para apresentação de trabalhos desenvolvidos durante o período do programa. Além da Capes, há financiamento dos governos federais do Chile, da Colômbia, da França, além do Centro de Modelagem Matemática chileno.

Conforma Natali explica, os financiamentos se darão até dezembro de 2022 com missões entre os quatro países, bolsas de doutorado sanduíche e eventos organizados pelas seguintes universidades: UEM, UFPE, da Costa Litorânea de Opala (França), de Cauca (Colômbia), de Conceição (Chile), de Estrasburgo (França), de Lorraine (França), de Ruão-Normandia (França), de Tarapacá (Chile), de Versalhes Saint-Quentin-en-Yvelines (França), do Vale da Colômbia e Nacional da Colômbia.

ECI e a internacionalização - O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) promove oportunidades de internacionalização na UEM nos campos de pesquisa, ensino e extensão. O escritório intermedeia acordos internacionais entre a UEM e instituições estrangeiras por meio de cooperação técnica e científica, e mobilidade de professores e alunos para atender necessidades de programas e projetos de interesse mútuo. Membros da comunidade acadêmica da UEM que tenham interesse em participar de ações de internacionalização devem procurar o ECI pelo sec-eci@uem.br para descobrir as oportunidades e receber atendimento.

Reportagem atualizada em 09/04/2021 às 13h27.