espiritismo DHI PPH UEM

Inscrições gratuitas devem ser feitas até dia 5; atividades on-line ocorrerão de 7 de abril a 12 de maio

O grupo de pesquisa História das Crenças e das Ideias Religiosas (HCIR), vinculado ao Departamento de História (DHI) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está recebendo inscrições para o curso de extensão “Uma breve História do Espiritismo”. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas por meio deste link até no máximo a próxima segunda-feira (5).

O evento on-line organizado pelo HCIR-UEM tem apoio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), por meio do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões, do Núcleo de Estudos de História do Espiritismo (Nueshe) e do Laboratório de Estudos de Política e Ideologia (Lepide). Trata-se de um curso a ser realizado semanalmente, de 7 de abril a 12 de maio, e os participantes receberão certificados. São convidados professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema.

De acordo com a professora Vanda Fortuna Serafim, líder do HCIR-UEM e docente do DHI e do PPH, “a proposta do curso de extensão é promover debates sobre a história do espiritismo da segunda metade do século 19, com o espiritualismo moderno nos Estados Unidos, aos estudos e sistematizações realizadas pelo pedagogo francês Rivail, Allan Kardec, à propagação da doutrina espírita no Brasil no último quarto do século 19 e parte do século 20”.

Tema: “O moderno espiritualismo nos EUA e o radicalismo político”.

Quando: 7 de abril, das 17h às 19h.

Ministrante: Rodrigo Farias de Sousa (líder do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões).

Tema: “Introdução ao Espiritismo e a história de Kardec”.

Quando: 14 de abril, das 17h às 19h.

Ministrante: Marcelo Gulão Pimentel (pesquisador do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões).

Tema: “Bezerra de Menezes e o Espiritismo religioso no Brasil”.

Quando: 28 de abril, das 17h às 19h.

Ministrante: Marcos Moreira Marques (pesquisador do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões).

Tema: “A ciência médica, a cultura jurídica e o Espiritismo no Brasil”.

Quando: 5 de maio, das 17h às 19h.

Ministrantes: Adriana Gomes (líder do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões) e Angélica Aparecida Silva de Almeida (pesquisadora do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões).

Tema: “Memórias e trajetórias do Espiritismo no Brasil”.

Quando: 12 de maio, das 17h às 19h.

Ministrantes: André Victor Cavalcanti Seal da Cunha (pesquisador do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões) e Renan Santos Mattos (pesquisador do grupo de pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões).

programacao espiritismo DHI PPH