WhatsApp Image 2021 03 19 at 10.33.33

Página tem informações sobre opções de atendimento em saúde, atividades grupais e colaborativas, eventos e orientações sobre vida saudável no contexto universitário

A equipe envolvida na iniciativa de Estratégia de Promoção da Saúde, Convivência e Diversidade (Sacodi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT)/Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), criou um site desenvolvido a partir da integração de estudantes vinculados ao projeto de extensão “Promoção coletiva do viver saudável na comunidade universitária” e estagiários(as) do curso de Psicologia, com o objetivo de fazer a divulgação das atividades.

Para a diretora de Assuntos Comunitários, Telma Maranho Gomes, a criação do site é uma ação que merece ser destacada. Ela enaltece, ainda, a relevância desta integração entre os discentes ligados ao projeto com os estagiários, visando à divulgação por meio da página eletrônica.

O pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, professor Luís Otávio Goulart, ressalta a importância das ações da Sacodi na promoção da saúde à comunidade universitária, fortalecendo a integração dos setores e departamentos para o atendimento psicossocial dos estudantes da UEM. Frisa que “o protagonismo dos discentes na criação do site é maravilhoso, porque possibilita a participação, formulação, o acesso aos serviços, projetos e demais ações de seus interesses, fundamental neste contexto de enfrentamento à pandemia”.

De acordo com a professora Renata Heller de Moura, do Departamento de Psicologia (DPI), o site foi criado pelos próprios discentes como uma ferramenta que visa reunir informações sobre possibilidades de atendimento em saúde, atividades grupais e colaborativas, bem como eventos e orientações sobre vida saudável no contexto universitário. Dá visibilidade para ações que são desenvolvidas na UEM por diferentes cursos, setores e departamentos e que podem beneficiar a saúde coletiva. Segundo a estagiária Vivian de Fatima Teixeira Thomaz, do curso de Psicologia, a construção do site foi pensada para divulgar as atividades que estão disponíveis para as/os alunas/os da universidade. “Muitas vezes, as/os estudantes não fazem ideia de quais recursos estão à disposição, quais trabalhos estão em desenvolvimento. E tem muito sendo realizado, como grupos de apoio, atividades culturais, atendimento psicológico, psiquiátrico, médico ambulatorial e outros”.

Na avaliação dela, “essa informação precisa chegar até elas/es, porque a ocupação dos espaços coletivos da universidade, mesmo que de forma on-line, ajuda a pessoa a se sentir pertencente, criando uma identidade e rede de apoio que fornece um amparo e produz momentos de vida”. Ainda segundo Vivian, “as vivências universitárias, se por um lado são produtoras de sofrimento, por outro também representam a possibilidade de engajamento que gera sentido e saúde mental”.

O site pode ser acessado aqui. Uma das medidas estratégicas da Sacodi foi levantar e potencializar ações existentes na Universidade. Com isso, práticas culturais e corporais foram levantadas, a possibilitar a introdução dos acadêmicos/as a essas atividades de maneira remota. No site é possível verificar informações referentes a estas possibilidades, como Yoga, Pilates, atividades teatrais, dentre outras.

O envolvimento em práticas culturais e corporais demonstram ser uma ótima ferramenta de autocuidado. A doutoranda Ana Sílvia Degasperi Ieker, do curso de Educação Física, afirma que, em meio à pandemia, aumenta as barreiras para o envolvimento em práticas corporais e, por outro lado, o comportamento sedentário passa a dominar a maior parte do dia, agregando sofrimento e agravamento no estado de saúde.