WhatsApp Image 2021 03 22 at 11.31.41

Iniciativa multidisciplinar faz parte da UMDT, a propor ações e mecanismos de criação de valor agregado aos produtos. As reuniões são virtuais

A Empresa Júnior de Consultoria dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis (Adecon) e a Empresa Júnior do Curso de Design (Carimba), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estão participando do projeto “Criação de valor na agroindústria familiar: competitividade e estratégia de acesso a mercados por pequenos produtores de alimentos na região de Maringá/ PR”, coordenado por professores dos cursos de Administração, Design e Engenharia de Alimentos.

O projeto envolve uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) e faz parte da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT). A proposta multidisciplinar busca viabilizar ganhos na formação dos discentes por meio do atendimento de uma demanda social, com a orientação e desenvolvimento de estratégias de valorização no mercado de agroindústrias familiares. A proposta envolve também alunos do curso de Engenharia de Alimentos e alunos da disciplina de Diagnóstico Organizacional, do curso de Administração.

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e professora do Curso de Administração, Sandra Mara de Alencar Schiavi, o projeto pretende atender cinco agroindústrias familiares na região de Maringá, de diferentes setores, e com diferentes necessidades de apoio em negócios, como desenvolvimento de estratégia, posicionamento de mercado, branding (identidade visual e rotulagem), valorização da marca por meio da escolha adequada de canais de comercialização, marketing, melhoramento de produtos, dentre outros.

“A ideia central é propor ações e mecanismos para valorização da agroindústria familiar por meio de acesso a mercados de alto valor agregado”, esclarece Schiavi.

Raquel de Oliveira Collet é discente do 2°ano do curso de Design e uma das alunas da Empresa Júnior Carimba. Ela afirma estar bastante animada com o projeto pois acredita que a multidisciplinaridade agregará muito conhecimento. “É a primeira vez que vamos trabalhar dessa maneira (tanto na empresa júnior, quanto no curso), de forma prática com outras áreas do conhecimento, agregando os campos da administração e engenharia de alimentos. Além do mais, acredito que o projeto ajudará bastante nos resultados para os produtores, então acompanhar essa evolução vai ser bem legal”, justifica Collet.