6054d5403c1a9 compreender o feminismo

Livro foi escrito pelo teórico francês Sam Bourcier

As professoras da UEM Patrícia Lessa, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), Fabiana Carvalho, do Departamento de Biologia (DBI) e Roberta Stubs, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), com a colaboração de membros do Grupo de Estudo das Pedagogias do Corpo e da Sexualidade (Gepecos/UEM) e do Grupo de Pesquisa e Experimentação em Arte, Subjetividade, Educação e Diferença (D.O.B.R.A/UEM) traduziram o livro “Compreender o feminismo” (Comprendre le féminisme), escrito por Sam Bourcier, pesquisador francês da Teoria Queer.

Bourcier esteve na UEM em 2014 e a pesquisa que culminou neste livro é resultado de uma parceria junto aos grupos de pesquisa citados anteriormente. Ele discute as diversas correntes dentro do pensamento feminista e as várias instâncias pelas quais este materializa sua oposição às violências oriundas do machismo e do patriarcado.

“Com uma linguagem híbrida de discussão e elementos da cultura pop no universo das artes visuais, o livro visa instrumentalizar as mulheres e as dissidências na luta contra preconceitos, violências e dizimações que insistem subalternizar as diferenças”, explica Fabiana Carvalho.

O livro pode ser adquirido aqui.