educacao especial

Serão dois cursos. Um destinado a professores da educação básica, da rede pública de ensino de Maringá e região, e outro a professores da educação especial

A Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) inscreve até esta quarta-feira (17) os interessados em participar, de forma remota, do curso de extensão do eixo Psicologia Educacional voltado à Educação Especial e Inclusiva, ligado ao “Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná". O público-alvo são professores da educação especial. 

O objetivo do curso ‘Educação inclusiva e especial, o que eu faço agora professor(a)? Reflexões com a Psicologia’ é refletir a partir de contribuições teórico-práticas fundamentadas na Psicologia Histórico-Cultural, acerca dos temas relativos à educação especial e inclusiva, com enfoque nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, visando repensar e construir possibilidades sobre as práticas pedagógicas em sala de aula. 

A carga horária é de 20 horas sendo que as atividades são semanais e têm a duração de 2h30 cada, dividindo-se entre cinco atividades síncronas (encontros on-line via plataforma Meet) e três assíncronas (textos e vídeos para estudo). 

O curso será ministrado às sextas-feiras, com início neste dia 19, das 8h40 às 11h.

As inscrições podem ser efetivadas aqui.

 

Programa previsto: 

19/03) 1º encontro - Resistindo ao caos: desafios da educação especial e inclusiva frente à pandemia de COVID-19.

1º atividade assíncrona - Estudo de textos e vídeos referentes ao conteúdo trabalhado.

 

26/03) 2º encontro - Trajetórias e narrativas: processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar.

2ª atividade assíncrona - Estudo de textos e vídeos referentes ao conteúdo trabalhado.

3º atividade assíncrona - Estudo de textos e vídeos referentes ao conteúdo trabalhado.

 

16/04) 3° encontro - Do estigma à pluralidade: paralelos entre deficiência e educação inclusiva.

 

30/04) 4° encontro - Para além da biologia: percursos para uma Avaliação Psicoeducacional crítica.

 

07/05) 5º encontro - Entre telas e carteiras: estratégias e possibilidades da prática docente em Educação Especial.

 

Psicologia Histórico-Cultural e Educação Especial: um olhar sobre o processo de escolarização

Neste mesmo eixo a CAE oferece a professores da educação básica da rede pública de ensino de Maringá e região, o curso ‘Psicologia Histórico-Cultural e Educação Especial: um olhar sobre o processo de escolarização’ com 3 horas de curso semanais, totalizando uma carga horária de 21 horas.

As aulas estão previstas para iniciarem na quinta-feira (25), das 19h às 22h.

 

Programa previsto:

25/03) 1º encontro: síncrono – Apresentação e debate do programa do curso; acolhimento das experiências dos professores durante a pandemia e o ensino remoto; proposta de construção de um Fanzine;

 

01/04) 2º encontro: Assíncrono – Produção de um Fanzine;

 

08/04) 3º encontro: Síncrono – Relação aprendizagem e desenvolvimento humano;

 

15/04) 4º encontro: Assíncrono – Estudo de texto referente ao conteúdo trabalhado e produção de síntese;

 

22/04) 5º encontro: Síncrono – Avaliação psicoeducacional e diagnósticos;

 

29/04) 6º encontro: Assíncrono – Estudo de texto referente ao conteúdo trabalhado e produção de síntese.

 

06/05) 7º encontro: Síncrono – Apresentação do Fanzine e encerramento do curso.

 

Inscrições iniciam na terça-feira (16) e seguem até dia 24/03, e podem ser feitas aqui