imagem seminario honduras

O Programa Nacional de Educação Fiscal e o Serviço de Administração de Rendas de Honduras são parceiros na realização do evento

Começa, na quinta-feira (11), da próxima semana, o “Seminario Internacional de Educación Fiscal: Experiencias de Brasil y Honduras”, uma realização do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM). As atividades vão se estender até os dias 15 e 18 deste mês.

A responsável por apresentar a programação é a analista do Departamento de Formação e Capacitação do Serviço de Administração de Rendas (SAR), de Honduras, Marilyn Andino Ochoa. A transmissão do seminário, que será feito em espanhol, ocorrerá no canal da Associação dos  Amigos do Mudi (Amudi), no YouTube.

Programação - No dia 11, o professor Marcílio Hubner de Miranda Neto, coordenador do Mudi, une-se ao Grupo Abaecatu, dando início às atividades com uma palestra show que discute temas como: neuroética, cidadania e meio ambiente. “Traremos uma abordagem da neurociência em conjunto com a música e a poesia, uma vez que é necessário educar a razão e as emoções que estão na base cerebral do comportamento ético”, conta o professor Marcílio.

Continuando a programação, no dia 15, a Procuradora da Fazenda Nacional, Regina Hirose, ministra mais uma das palestras, abordando questões relacionadas à ética fiscal. O encerramento acontece no dia 18 de março com a live “Tributación y dignidad humana”, comandada pelo professor Marciano Buffon, advogado tributarista e docente da graduação e da pós-graduação em Direito da Unisinos (RS).

Participação – As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário. Também haverá a disponibilização de certificados que serão emitidos pela UEM, mediante a assinatura das listas de presença liberadas durante as lives.

O evento conta com o apoio da UEM FM, da UEM TV, da Faculdade de Ampére (Famper), do Instituto de Línguas da UEM (ILG), do Observatório Social de Maringá (OSM), da Receita Estadual do Paraná, da Receita Federal, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Texto produzido em colaboração com a estagiária da PEC/Mudi, Maria Eduarda de Souza Oliveira, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.